18 abril 2012

Três de Maio: Superintendente do Banco do Brasil apresentou novo gerente

Na foto, Jesus, Zeca, Casali, Delmar, Vilson e Tambara
Foto: Ramone Pacheco
Na manhã de hoje, 18, uma comitiva do Banco do Brasil esteve visitando o gabinete do prefeito municipal, Olívio José Casali, para apresentar o novo gerente local da instituição, Delmar Schwab, e anunciar a transferência de Antônio Tambara para a unidade de Santa Rosa.
Estiveram presentes neste ato o superintendente estadual do Banco do Brasil, José Carlos Reis da Silva (Zeca); gerente administrativo da superintendência estadual, Jesus Nonoai da Silveira Cesar; gerente regional do Banco do Brasil, Vilson Paulo Ames; vereador Jorge Leite; secretários, diretores e assessores da municipalidade, e imprensa.
O superintendente agradeceu o carinho e salientou que este é um momento muito importante, onde dois grandes gestores do Banco do Brasil estão sendo empossados, Delmar Schwab, em Três de Maio, e Antônio Tambara, em Santa Rosa. “Gostaria de enfatizar que um dos programas mais importantes de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Banco do Brasil, no Estado, é o Projeto Balde Cheio, de Três de Maio”.
Mediante o pronunciamento de Zeca, o prefeito Casali salientou que o Banco do Brasil é um grande parceiro de Três de Maio, tanto pelas atividades desenvolvidas no Programa AABB Comunidade, e, principalmente, pelo Projeto Balde Cheio. “Devido ao sucesso dos resultados obtidos com a metodologia da Embrapa em Três de Maio, este Projeto foi replicado, através do FUNCAP, em Três de Maio e nos municípios de Independência, Horizontina, Boa Vista do Buricá e São José do Inhacorá, com uma Unidade Demonstrativa e 20 Unidades Assistidas em cada cidade”, enfatiza.
Em seguida todas as autoridades presentes cumprimentaram Delmar pelo cargo que está assumindo, e o prefeito Casali destacou que espera continuar a forte parceria entre o Executivo e o Banco do Brasil e ratificou seu pedido de recursos para que a instituição seja a âncora da 2ª Exposição da Terneira e da Economia Familiar.

Três de Maio: Área de Gestão é o foco de novos cursos de Pós-graduação da SETREM

Prof. Jorge Rambo, coordenador de Pós-
graduação e Pesquisa da Setrem
Até o dia 30 de abril estão abertas as inscrições para cursos de pós-graduação oferecidos pela SETREM, neste 1º semestre de 2012. As duas especializações ofertadas são o MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e a Pós-graduação em Gestão Estratégica da Qualidade e Engenharia de Produção.
Os cursos de pós-graduação (lato sensu) são cada vez mais importantes para os profissionais que almejam melhorar de cargo e crescer dentro de uma Organização. Para Jorge Antônio Rambo, coordenador de Pós-graduação e Pesquisa da SETREM, investir em uma especialização é valorizar o conhecimento e pensar no crescimento profissional e pessoal: “Percebe-se uma necessidade crescente de pessoas capacitadas para ocuparem postos de trabalho especializados nas empresas”.
Na sua 5ª edição, o MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria da SETREM oportuniza a utilização de várias ferramentas e informações aplicáveis ao controle eficaz nas empresas. Dentre elas, destacam-se: a controladoria, para medir o nível de desempenho por área na organização; a contabilidade gerencial; a perícia contábil; a auditoria interna e externa, o conhecimento do mercado financeiro e de capitais, além dos aspectos jurídicos das empresas, do planejamento fiscal e tributário; da gestão financeira e de custos.
A Pós-Graduação em Gestão Estratégica da Qualidade e Engenharia de Produção qualifica para o gerenciamento dos recursos produtivos de empresas dentro dos padrões atuais de produtividade e qualidade. Estimula o planejamento e o gerenciamento de processos, garantindo controle, ações de monitoramento, análise crítica e solução de problemas.
As especializações iniciam em Maio deste ano e seguem até Junho de 2013, acrescidos de seis meses para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. As aulas serão realizadas nas sextas-feiras e sábados, em finais de semana alternados. Os interessados podem realizar as inscrições no site http://www.setrem.com.br/pos

Santa Rosa: Solenidade marca encerramento do 28º Hortigranjeiros

Durante os cinco dias de evento passaram pelo Parque de
Exposições 110 mil pessoas 
No final da tarde desta terça-feira, 17, aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Rosa a solenidade de encerramento do 28º Encontro Estadual de Hortigranjeiros.
Na solenidade, o Vice-Presidente do 28º Hortigranjeiros, Adenir Bortoli, agradeceu em nome do Presidente José Vanderlei Waschburger, o trabalho e a dedicação de toda a equipe de voluntários que se dedicam para o sucesso do evento.
Já o Prefeito, Orlando Desconsi, destacou que o Hortigranjeiros é uma grande família onde as pessoas, além de suas funções profissionais, dedicam tempo de suas vidas para a realização desse grande evento que projeta o município.
Durante os cinco dias de evento passaram pelo Parque de Exposições 110 mil pessoas. Mais de 500 expositores do setor de hortigranjeiros e agroindústrias, indústria, comércio, serviços e agropecuária participaram do evento, que contou com novidades como o Hortishow realizado no parque e o Feirão Mais Alimentos que apresentou novidades desde insumos e máquinas agrícolas, oferecendo linhas de créditos especiais aos produtores. Os setores da floricultura e artesanato também tiveram destaque na edição.
A 29ª edição que acontecerá de08 a12 de agosto de 2012 já está sendo preparada e tem como presidente, Adenir Bortoli; vice-presidente, Vânio Heimerdinger e coordenadora do evento, Neida Froelich.

Três de Maio: Prêmio Destaque Gaúcho Empresarial será entregue para a Móveis Stein

Empresários Alceu e Glaci Stein
A empresa três-maiense representará o setor moveleiro na premiação que elege as marcas de maior expressão no Estado
Há 25 anos a Móveis Stein é referência na região Sul do Brasil e está ganhando cada vez mais prestígio com a produção voltada para a linha de móveis seriados para banheiro. Em 2012, a empresa celebra este sucesso ao ser indicada ao Prêmio Destaque Gaúcho Empresarial, na categoria Setor Moveleiro.
O Diretor Presidente da Móveis Stein, Alceu Stein, receberá o Prêmio que reconhece e incentiva o talento de empresas que movimentam os diversos setores da economia gaúcha. O evento, organizado há mais de duas décadas pela Revista Destaque Gaúcho, é considerado o mais importante prêmio empresarial do Rio Grande do Sul.
Equipe da Móveis Stein de Três de Maio
A cerimônia de entrega do Prêmio Destaque Gaúcho Empresarial 2012 ocorre no dia 25 de junho, na FENAC, em Novo Hamburgo. Estão confirmadas as presenças do Governador do Estado, Tarso Genro, e demais autoridades políticas, convidados especiais e imprensa.
Com sede em Três de Maio, a Móveis Stein investe em modernização e qualificação para os seus mais de 60 colaboradores. A empresa possui uma carteira de clientes que contempla lojas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e se estende para o estado do Paraná. E atua com a exportação para países do Mercosul, como o Chile e Uruguai.

Três de Maio: Projeto Amor de Mãe é sucesso entre participantes


Está em pleno andamento junto ao Hospital São Vicente de Paulo, o Projeto Amor de Mãe, o qual já se tornou sucesso entre as gestantes. Com uma participação de 43 futuras mamães neste primeiro curso, o projeto já teve duas etapas desenvolvidas, uma no dia 29 de março (26 participantes) e no dia 12 de abril (17 participantes). Restam ainda mais dois encontros um no próximo dia 26 de abril e a etapa final que será realizada no dia 10 de maio
 No encontro do dia 26 haverão palestras com a enfermeira Adriane Kleinpaul, com demonstração prática de cuidados com o recém nascido e mitos e verdades. A Dra. Michele Ferreira irá abordar o atendimento e a recepção do recém-nascido, cuidados em geral com o mesmo e também da importância da vacinação. Outra convidada para falar as gestantes é a assistente social Fabiane Freoder que falará sobre direitos e deveres das gestantes e demais encaminhamentos junto aos órgãos públicos.
Para encerrar o ciclo do primeiro Curso dia 10 de maio, estão programadas as seguintes ações, palestra com a Psicóloga Lizângela Krolikowski que falará sobre alterações emocionais na gestação, o vínculo mãe-bebê e primeira infância. Outra interação acontecerá sob responsabilidade da Fisioterapeuta Bruna Zinau, que irá demonstrar, através de slides, exercícios que auxiliam o parto natural – se indicado e ergonometria. Além destas estão sendo organizadas outras atividades que irão congregar todas as participantes.
De acordo com os organizadores, em pesquisa realizada com as participantes, mais de 82% das mães qualificaram o curso como ótimo, o que demonstra o grau de satisfação das participantes. No que tange as atividades desenvolvidas, tais como, palestras, espiritualidade, entre outras, mais de 78% das gestantes qualificaram como ótimos os temas abordados. Com a pesquisa a instituição pretende qualificar ainda mais o curso e adaptar melhorias no que se refere aos horários. 
Estão envolvidos no Projeto Amor de Mãe, diversos profissionais do HSVP, as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, Unimed, Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio, DM3 Publicidade, Rotary Club, Sicredi, farmácia Medfar, farmácia Nhacor e Natura Cosméticos.

Cruz Alta: Polícia evita desvio de duas cargas de soja e prende foragido

Duas carretas iriam descarregar cerca de 72 toneladas do 
produtoquando a direção da empresa desconfiou da 
documentação e acionou a Polícia. Foto Ilustrativa
A Polícia Civil de Cruz Alta investiga suspeita de desvio de duas cargas de soja, segunda-feira, 16, numa empresa da cidade.
Duas carretas iriam descarregar cerca de 72 toneladas do produto quando a direção da empresa desconfiou da documentação e acionou a Polícia.
No local os policiais constataram que a soja era oriunda de Trindade do Sul e deveria ser entregue em outro Município, porém houve desvio para Cruz Alta.
Também no local estava um homem que acompanhava as duas carretas com um automóvel.
Ele seria o mentor do delito.
Além disso, no momento da verificação a Polícia Civil constatou que contra ele havia mandado de prisão pela Comarca de Passo Fundo.
Morador de Chapecó, o homem foi recolhido ao presídio de Cruz Alta. Já os motoristas das carretas foram liberados após prestar depoimento na Polícia.

São José do Inhacorá: Secretária de Educação do município representou a UNDIME/RS na capital paulista

Secretária Adriane Waechter representou a UNDIME em SP
A Dirigente Municipal de Educação de São José do Inhacorá, Profª. Adriane Waechter representou a seccional da UNDIME e o Estado do Rio Grande do Sul, na reunião do Prêmio Gestor Escolar realizada nos dias 29 e 30 de março de 2012 em São Paulo/SP. Na oportunidade, compartilhou com representantes de 26 Estados o panorama educacional do Rio Grande do Sul seus avanços e principais desafios.
O RS é o único Estado brasileiro em que o Prêmio Gestor é coordenado pela UNDIME, através de um Dirigente Municipal de Educação. Nos outros Estados e também no Distrito Federal, a coordenação do prêmio está a cargo das Secretarias Estaduais de Educação com sede em suas respectivas capitais. “Coordenar um prêmio dessa dimensão “em” e “para todo” Estado é uma grande responsabilidade, mas também uma grande oportunidade, pois os encontros de formação e troca de experiências nos permitem a apropriação de indicadores claros de uma boa gestão e nos possibilitam um olhar técnico e reflexivo sobre as diferentes dimensões da gestão da própria rede” - ressalta a Prof. Adriane.
O objetivo maior da reunião em São Paulo promovida pelo CONSED e assessorada pelo CENPEC foi a implantação de estratégias para mobilização dos gestores de toda a comunidade escolar para através dos instrumentos do prêmio, avaliar e dar sua contribuição quanto a qualidade da gestão.
Esse exercício conjunto de autoavaliação torna possível a definição de prioridades, o aprimoramento de iniciativa em curso e planejamento de novas ações.

Região: Obras de pavimentação da ERS-305 reiniciam

A empresa SBS Engenharia é a responsável pela execução do projeto 
No início desta semana ocorreu a retomada da obra de asfaltamento da ERS-305, entre Horizontina e Crissiumal. Máquinas já estão sendo mobilizadas para a rodovia que liga as regiões da Fronteira Noroeste e Celeiro.
A empresa SBS Engenharia é a responsável pela execução do projeto, que terá um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. “Trabalhamos para solucionar os problemas que impediam a retomada da obra, como a atualização do projeto, que teve que ser reformulado, e a liberação da licença ambiental”, explicou Beto, ao ressaltar que, em alguns trechos, nem a drenagem estava prevista.
As máquinas estão no trecho para nivelamento de 4 km até a Ponte do Rio Buricá. Após será empregada a capa selante em toda a extensão da via, a partir da cidade de Horizontina. O trabalho deve ser concluido em dezembro com asfalto pronto e sinalizado até a ponte.
No próximo ano as obras ligarão da ponte à Crissiumal. O prazo para toda a obra concluida é de 18 meses.

Horizontina: Projeto transforma máquinas caça-níqueis em inclusão social

O Projeto Alquimia, ´w desenvolvido pelo Ministéri
Público e entidades 
O Projeto Alquimia, desenvolvido pelo Ministério Público e entidades, iniciou suas atividades em Horizontina com a parceria da Secretaria Municipal de Ação Social. A ideia é  reaproveitar componentes eletrônicos e demais materiais (madeira, vidro, metais) retirados das máquinas “caça-níqueis” apreendidas em operações desencadeadas pela Força-Tarefa de Combate aos Jogos Ilícitos. A secretaria recebeu em caráter experimental as máquinas que serão transformadas em mobiliários e objetos de decoração, pelos alunos das oficinas de marcenaria, de informática e pelo Projeto Recriarte, realizados na Rede de Proteção da Criança e do Adolescente.
De acordo com a Secretária de Ação Social, Nelci Canabarro Prestes, “desta forma, transformamos o que é ilícito em inclusão social, pois se consegue despertar o interesse dos jovens pela reciclagem, estimular o potencial criativo de cada participante bem como a iniciativa para criação de frentes de trabalho, e resgatar o interesse pelo artesanato como forma de geração de emprego e renda”.
A Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito, realizou a destruição das ceduleiras e placas de jogos das máquinas.

S.Luiz Gonzaga: Decisão judicial não concede a Vicente Diel o retorno ao cargo de Prefeito

Vicente Diel permanece afastado do cargo de prefeito
O juiz Alan Peixoto de Oliveira, da 2ª Vara Cível, em decisão judicial conhecida nesta terça-feira. Ele julgou extinto sem resolução do mérito, a ação impetrada pelo prefeito Vicente Diel para retornar ao cargo de prefeito de São Luiz Gonzaga.
A decisão do Juiz Alan de Oliveira Peixoto tem o seguinte teor:
Cuida-se de ação declaratória de nulidade de Decreto Legislativo com pedido de tutela antecipada, manejada por Vicente Diel, ex-Prefeito Municipal de São Luiz Gonzaga em face do Poder Legislativo Municipal e de seu Presidente Vereador Mário Trindade, visando desconstituir o Diploma Legal que o destituiu e, em sede liminar, sua recondução ao cargo.
 Aduz, em síntese, que em razão do trânsito em julgado de condenação criminal foi editado o ato legislativo de “suspensão” do mandato, sendo, então, declarada a vacância do cargo de Prefeito Municipal e, em consequência, empossado no cargo de Prefeito seu Vice. Alinha que o decreto é nulo por inexistir a figura da “suspensão” do mandato, bem como a penalidade de perda do cargo ter sido refutada no julgado em que foi condenado criminalmente e, ainda, pelos efeitos da condenação não serem automáticos. Sustenta que a questão decidida na esfera criminal quanto a perda do cargo, fez coisa julgada, fazendo-se impossível a aplicação de nova punição pelo legislativo municipal. Afirma inexistir efeito reflexo de extinção de mandato em razão da suspensão dos direitos políticos.