08 agosto 2009

Ação diz que governo recebia "recursos escoados do Erário"

Em 40 páginas não protegidas por sigilo das 1.238 que compõem a ação civil pública por improbidade administrativa do Ministério Público Federal (MPF), procuradores da República consideram que a governadora Yeda Crusius e oito aliados recebiam "parte dos recursos financeiros escoados do Erário" pela quadrilha que desviou R$ 44 milhões do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Leia, ao lado, trechos dos documentos:
"(...) Os demandados agiram de forma imoral, pessoal, desleal, desonesta e improba, valendo-se da condição de ou em conjunto com agentes políticos e servidores públicos para obterem vantagens pessoais, utilizando-se dos respectivos cargos, de bens públicos e verbas públicas afetadas ao desenvolvimento de serviços públicos em área sujeita a suas atribuições funcionais e políticas", afirmam os seis procuradores da República num trecho da ação.
Parte do material foi liberada a jornalistas pela seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Sul por volta das 3h30min de sábado. Na quarta-feira, o MPF havia anunciado a ação ajuizada na 3ª Vara Federal de Santa Maria contra a governadora Yeda Crusius, o deputado federal José Otávio Germano (PP), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Luiz Vargas, os deputados estaduais Fernando Záchia (PMDB) e Frederico Antunes (PP), o ex-secretário-geral de Governo Delson Martini, a assessora da governadora Walna Meneses, o ex-tesoureiro da campanha de Yeda em 2006, Rubens Bordini, e Carlos Crusius, ex-marido de Yeda.

RS tem 4 mil consumidores sem luz nas Missões e na Serra

O vento forte e as descargas elétricas da madrugada deste sábado ainda deixam 4 mil consumidores da Serra e da Região das Missões sem energia elétrica. No início da manhã eram 10 mil clientes da Rio Grande Energia (RGE) às escuras.
Foram atingidos moradores de Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Pejuçara, Santo Ângelo, Cruz Alta, Júlio de Castilhos e Ajuricaba. A previsão das equipes da RGE é de que a situação seja normalizada até o final da tarde.
De acordo com a assessoria de imprensa da CEEE, em Porto Alegre, há falta de luz em pontos isolados. Na região de cobertura da AES Sul não há nenhum registro de problema com a energia.

Campanha mobiliza Três de Maio no combate ao crack

A campanha teve como parceiros: Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Secretaria de Saúde, Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli, contando com o apoio do Amor Exigente, entre outras entidades do município.
Com o entuito de alertar a população três-maiense, para o perigo do uso dessa droga, foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde do município um folder Crack a Pedra da Morte - Crack Tire Essa Pedra do seu Caminho. Neste folder há explicações sobre o que é o crack, os sinais de alerta, dados importantes sobre as drogas em geral e onde procurar ajuda.
Na oportunidade, em uma concentração realizada em frente ao Palácio Municipal, fizeram uso da palavra o prefeito, Olívio José Casali, que enfatizou e parabenizou os organizadores da campanha, colocando o Poder Executivo à disposição. Também falou em nome do Poder Legislativo o presidente Gílson Grando, que da mesma forma manifestou o total apoio à causa, enaltecendo o colega vereador Ivo Novotny – idealizador da primeira audiência pública realizada em Três de Maio para debater o assunto.
Pela Secretaria da Saúde, falaram a enfermeira Ângela Schaffer e o Secretário de Saúde, Rafael Soder, que sugeriu, no momento, a criação de uma data para ser colocada no calendário de eventos do município, como o Dia Municipal de Combate às Drogas. Também se manifestou uma professora do Cardeal Pacelli, dando seu relato e apoio à causa.
Depois dos pronunciamentos, a equipe de agentes de saúde se dirigiu para as rótulas das ruas e avenidas, empresas e comércio em geral, para fazerem a distribuição dos folders explicativos e entrega de uma fita de pulso - vermelha, contendo a escrita: Sou Vencedor: Não Uso Drogas.
Foto: Pato Roberto.

Definida a programação oficial da Semana da Pátria 2009 em Três de Maio

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto já distribuiu a programação oficial da Semana da Pátria 2009. A programação da Semana da Pátria deste ano surgiu de um encontro, quando foi tomada uma decisão consensual da qual participaram a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, a Brigada Militar, o Departamento de Cultura, direções de escolas estaduais, municipais e particulares de Três de Maio. A reunião foi realizada, no dia 14 de julho na Câmara Municipal de Vereadores.
O fogo simbólico será recepcionado, no dia 19 de agosto, às 18h, na 3ª Companhia da Brigada Militar, com a presença de autoridades. O deslocamento do fogo simbólico até a pira da Pátria, na Praça Henrique Becker Filho, acontecerá no dia 1º de setembro, quando acontecerá a abertura oficial da Semana da Pátria edição 2009, com a presença de autoridades e representações das escolas. Na oportunidade, haverá pronunciamentos e apresentações artístico-culturais.
O hasteamento e arriamento dos pavilhões, de 1º a 7 de setembro, ocorrerá às 8h e 17h, nas escolas municipais, estaduais e particulares, com a presença de autoridades, professores e alunos.
Foi elaborado um cronograma para a guarda do fogo simbólico na pira da Pátria da Praça Henrique Becker Filho.
Neste ano, haverá, no dia 07 de Setembro, um encontro regional de bandas marciais, na avenida Uruguai, às 9h, com a participação de escolas, autoridades e da comunidade. O encerramento da Semana da Pátria, acontece, às 17h30min, na Praça Henrique Becker Filho, com a extinção do fogo simbólico.