29 maio 2011

Incêndio consome a parte interna de tradicional pizzaria no centro de Três de Maio

A Mordomia, é a mais tradicional pizzaria de Três de Maio
O incêndio teve inicio por volta de 5h e 15min da tarde deste domingo, 29, e consumiu praticamente toda a parte interna da Pizzaria Mordomia, localizada na rua Santo Ângelo a poucos metros da Av.Uruguai, principal avenida da cidade.
Segundo informações obtidas no local, como é de costume, às 4h da tarde foi feito o fogo nos fornos da pizzaria, que tem tradição em assar as pizzas para os seus clientes em forno a lenha, quando então os funcionários foram tomados de surpresa com a parte do prédio onde estão os fornos, vindo a baixo em chamas.
A Corporação de Bombeiros Misto de Três de Maio, foi acionada e rapidamente chegou ao local, iniciando então um trabalho de contenção das chamas que se alastravam com velocidade por toda a parte interna do estabelecimento. Sensibilizados, os populares que chegavam no local, também ajudaram na tentativa de salvar os equipamentos e móveis da pizzaria.
As causas de como o fogo teve inicio, ainda são desconhecidas, e deverão ser apontadas após os trabalhos de pericias que serão feitos pelos bombeiros.

Na raça e na sorte, Grêmio vence Atlético-PR na Arena da Baixada

Atlético marca contra e Grêmio vence na Arena da Baixada 
Crédito: Robertson Luz /AE
Os primeiros três pontos do Grêmio no Campeonato Brasileiro vieram na base da raça, com uma atuação perfeita do goleiro Victor e um pouco de sorte. Jogando na Arena da Baixada, a equipe de Renato Portaluppi venceu o Atlético-PR por 1 a 0, com um gol contra de Rafael Santos na tarde deste domingo, em jogo válido pela segunda rodada. O resultado leva o time de Renato ao nono lugar na tabela.
Grêmio domina a primeira etapa
Na luta para impor superioridade dentro de sua casa e diante da sua torcida, o Atlético-PR partiu para o ataque logo nos primeiros momentos do jogo. Aos três minutos, Paulinho cruzou na área para Marcelo Oliveira, mas o volante não pegou bem na bola e mandou para fora, perdendo uma boa chance de abrir o placar na fria tarde de domingo, em Curitiba.
A jogada não intimidou o Tricolor que, com domínio da posse de bola, começou a chegar fácil à área do Atlético-PR. Aos 10 minutos,  Rochemback bateu cruzado, obrigando o goleiro Márcio a fazer grande defesa. Três minutos mais tarde, o arqueiro atleticano não conseguiu repetir o feito e acabou sendo vencido pelo companheiro. Rafael Santos desviou contra a própria meta na tentativa de recuar. A bola acabou morrendo no fundo do gol do Atlético.
Ainda que tivesse a vantagem no placar, o Grêmio não se intimidou e seguiu no ataque. Aos 37 minutos, Júnior Viçosa pedeu grande chance de ampliar depois de arriscar de fora da área, obrigando Márcio a fazer outra boa defesa para salvar o time paranaense. Um minuto mais tarde, o time teve nova boa chance em bola parada que Viçosa mandou pela linha de fundo.
Adilson muda o time e Atlético melhora
Na volta do intervalo, Adílson Batista sacou o atrapalhado Cleber Santana e o apático Adaiton do time para promover a entrada do meia Branquinho e do centroavante Frederico Nieto. As mudanças surtiram efeito no time paranaense, que passou a aplicar uma forte pressão. Aos quatro minutos, Rafael Santos cabeceou a bola na trave direita de Victor, após cobrança de escanteio de Paulo Baier. A atitude animada do time em campo levantou a torcida, que passou a cantar e empurrar o time.
Aos sete minutos, nova chance do Atlético-PR. Guerrón desviou o cruzamento obrigando o goleiro Victor a se esticar todo para afastar o perigo. Aos 14 minutos, o arqueiro do Grêmio mostrou por que figura constantemente na lista dos convocados de Mano Menezes: após ótimo cruzamento de Manuel, Nieto cabeceou firme para nova grande defesa do goleiro gremista.
Aos 33 minutos, Nieto, livre na pequena área, completou cruzamento de cabeça, mas viu Victor fazer nova defesa espetacular. A atuação de gala do goleiro rendeu os três primeiros pontos ao time de Renato, que volta a campo no próximo domingo, contra o Bahia, no estádio Olímpico.

Vettel escapa de incidentes, domina e vence emocionante GP de Mônaco

Nem parecia o GP de Mônaco. Com as novas regras e os pneus que se desgastam mais rápido, as corridas monótonas e sem ultrapassagens ficaram no passado. O que não mudou foi o vencerdor da prova: Sebastian Vettel, da RBR, que chegou ao seu quinto triunfo em seis provas. Mas foi com emoção, já que ele foi pressionado por Fernando Alonso e Jenson Button durante quase toda a parte final da prova. O espanhol da Ferrari terminou na segundo posição, a pouco mais de um segundo do alemão, e o inglês da McLaren completou o pódio, em terceiro.
Vettel, aliás, foi o piloto que mais se beneficiou da bandeira vermelha mostrada a apenas sete voltas do fim e que provocou a interrupção da prova. A decisão foi tomada após o acidente ennvolvendo vários carros nos S da Piscina e que deixou Jaime Alguersuari e Vitaly Petrov no guard rail. A ambulância teve de entrar na pista para socorrer o russo da Renault-Lotus, que foi levado ao hospital com dores na perna. Os comissários permitiram a troca de pneus na interrupção, o que beneficiou muito o alemão da RBR. Ele não foi ameaçado após o reinício.

Beleza Interior: Serafins do Rio Uruguai

Músico José Filipowictz, 64 anos, apelidado de Zuze, é o atual campeão,
o Serafim de Alecrim
Foto:Adriana Franciosi
O idoso não apenas tem direito a voz, mas a cantar em Alecrim, cidade gaúcha a 533 quilômetros de Porto Alegre, banhada pelo Rio Uruguai e fronteira com Argentina. O município de 8 mil habitantes criou o festival do idoso, conhecido como Canção Alecrinense.
Em sua terceira edição, é um programa de calouros reservado aos avós, um American Idol dos sexagenários, realizado a cada dois anos, sempre no final de maio, quando a neblina embrulha para presente as residências no inverno. Depois de seletivas nos 14 grupos da terceira idade da cidade, oito finalistas disputam o troféu diante de um ginásio lotado, que ultrapassa 600 espectadores.
– Mostramos que é bonito e divertido envelhecer, há um contingente forte de idosos, a maior parte da população – explica a psicóloga Liane Maria Stein, 28 anos.
O competição mobiliza as 44 comunidades rurais do charmoso lugarejo na fronteira noroeste do Estado. Concorrentes fazem duplas ou treinam interpretações individuais em festas mensais, ansiando pela consagração vocal na aposentadoria.
– Melhor ser descoberto tarde do que nunca. E cantar na velhice é estar próximo dos anjos – raciocina o motorista Telmo Bárbaro, 59 anos, que ainda não tomou coragem de se inscrever no certame e arrisca serenatas em segredo.
O ex-funcionário da Corsan José Filipowictz, 64 anos, apelidado de Zuze, é o atual campeão, o Serafim de Alecrim. Em parceria com Hélio Wilers, venceu o concurso com a canção Água é a Fonte da Vida. Naquele momento, atingiu o ápice de sua trajetória de artista e de assíduo colaborador das rádios da região.
– Meu marido é um passarinho, só que nosso casamento de 42 anos não é uma gaiola – diz Natalina, 64 anos.
E é ouvindo as aves que Zuze aprendeu a voar com a voz, mantendo-se fiel à música sertaneja de raiz, que tematiza os dramas amorosos:
– Ganhar dos colegas foi complicado, mas brabeza é superar a afinação do canarinho, do sabiá e da gralha azul que povoam meu quintal de árvores, às margens do Rio Santo Cristo. A floresta é o principal palco do mundo, um coro de extremo rigor, não aceita qualquer um.
– O pássaro junta inspirações como quem faz um ninho ao peito – poetiza o Pavarotti da viola caipira, que não abre mão das sandálias de pescador e da boina de missioneiro.
Zuze e Natalina moram numa solitária casa encravada no topo de uma mata de eucaliptos, mais próxima do território argentino (seis quilômetros) do que do centro de Alecrim (nove quilômetros). Ele montou um pequeno estúdio no galpão para receber seus amigos. Desde 5h, alterna a potência de seu timbre com a viola e com a gaita. Já ela gira ao seu redor, servindo chimarrão, comentando notícias do radinho de pilha, falando coisas de amor.
– Acordo bochechando melodia – confidencia Zuze.
– Ele interpreta suas composições 10 vezes ao dia, tenho música de sobra para não esquecer tudo o que vivemos juntos – descreve Natalina.
– A canção estica a vida – suspira Zuze.
Alecrim é uma procissão de anjos. Todos da terceira idade. Lá as pessoas não morrem, ficam cantando.

Morre o compositor gaúcho Portela Delavy

Morreu, na tarde de sexta-feira, em Alvorada, o cantor, compositor e declamador gaúcho José Portela Delavy, aos 73 anos. Ele sofria de diabetes e tinha problemas cardíacos. Na década de 1960, Delavy compôs, junto com José Mendes, um dos maiores sucessos da música gaúcha: “Pára, Pedro!”
Entre suas composições mais conhecidas, estão ainda “Ginetiada no Uruguai”, em parceria com Ademar Silva, “Contando a Verdade”, gravado pelos Três Xirus, e “Decisão de Amor”, com Adelino Duarte. Casado com Iodete Chaves, o artista não tinha filhos. O corpo será enterrado no Cemitério São Jerônimo, em Alvorada.
Veja vídeo de "Pára, Pedro!"
:                        

Com um gol do homenageado Iarley, Ceará vence o Inter no Beira-Rio

Iarley foi homenageado antes da partida
(Foto: Edu Andrade / Agência Estado)
Com um gol do ex-colorado Iarley, que foi homeageado pela diretoria do Colorado antes do jogo, o Ceará venceu o Inter em Porto Alegre por 1 a 0, nesta noite de sábado, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante, um dos heróis da conquista do Mundial de 2006, entrou no segundo tempo e ficou até constrangido após fazer o gol que decidiu a partida.
Foram os primeiros três pontos do Ceará na competição. O Inter, que havia empatado na estreia contra o Santos, tem apenas um ponto na competição.
No próximo final de semana, o Ceará recebe o Botafogo às 18h30m de sábado. Domingo, o Inter enfrenta o América-MG em Campo Grande (MS), no mesmo horário.
Gelado
Tão frio quanto a orla do Guaíba, onde fica o estádio colorado não por acaso apelidado de Beira-Rio, foi o primeiro tempo do confronto. Talvez intimidados pelo gélido vento característico do outono gaúcho, jogadores de Inter e Ceará pouco se movimentaram.
Ambos posicionaram-se em rígidos e idênticos sistemas táticos. Inter e Ceará optaram pelo 4-4-2 com meio-campo em losango, o que configurou confrontos individuais - principalmente com o volante Michel perseguindo o articulador D'Alessandro.
Com as equipes 'encaixadas', somente lampejos de técnica individual proporcionaram relativa emoção. Leandro Damião e Zé Roberto estimularam Fernando Henrique a protagonizar suas tradicionais defesas acrobáticas quando partiram para o drible e para o chute.
Faltou ao Inter aquela compactação tantas vezes defendida por Falcão. O treinador tentou correções, e em momento de bola parada ofensiva chegou a convocar Lauro para passar instruções, transmitidas pelo goleiro aos demais. Lento, entretanto, o time deixou o campo sob algumas vaias.
Desculpas
Antes da partida o Inter homenageou Iarley. Reserva no Ceará, há cinco anos ele foi personagem de alta relevância na conquista do Mundial de Clubes da Fifa. Foi de Iarley o passe para o gol antológico de Adriano Gabiru, decretando a vitória colorada por 1 a 0 sobre o Barcelona.
Aos 17 do segundo tempo ele foi chamado pelo técnico Vágner Mancini. Substituiu Geraldo, como ponta de lança do meio-campo cearense. Dois minutos depois, voou na bola para completar cobrança ensaiada de escanteio, marcando o gol da vitória dos visitantes.
Na comemoração, Iarley não disfarçou o constrangimento. Correu timidamente de braços abertos, celebrando com os companheiros em frente aos mais de 50 torcedores do Vozão. Depois, ergueu os braços e aplaudiu os colorados das sociais do Beira-Rio, como quem pede desculpas.
Falcão reagiu. Imediatamente trocou o volante Bolatti pelo centroavante Gilberto, configurando um 4-3-3. Mas a torcida queria Oscar, que teve o nome insistentemente gritado até ser chamado pelo treinador colorado. Ele entrou para a saída de D'Alessandro, que chegou a ser vaiado também. Mas o Ceará conseguiu controlar os anfitriões, evitando qualquer tentativa de pressão colorada, mesmo com seis minutos de acréscimos.