29 maio 2011

Na raça e na sorte, Grêmio vence Atlético-PR na Arena da Baixada

Atlético marca contra e Grêmio vence na Arena da Baixada 
Crédito: Robertson Luz /AE
Os primeiros três pontos do Grêmio no Campeonato Brasileiro vieram na base da raça, com uma atuação perfeita do goleiro Victor e um pouco de sorte. Jogando na Arena da Baixada, a equipe de Renato Portaluppi venceu o Atlético-PR por 1 a 0, com um gol contra de Rafael Santos na tarde deste domingo, em jogo válido pela segunda rodada. O resultado leva o time de Renato ao nono lugar na tabela.
Grêmio domina a primeira etapa
Na luta para impor superioridade dentro de sua casa e diante da sua torcida, o Atlético-PR partiu para o ataque logo nos primeiros momentos do jogo. Aos três minutos, Paulinho cruzou na área para Marcelo Oliveira, mas o volante não pegou bem na bola e mandou para fora, perdendo uma boa chance de abrir o placar na fria tarde de domingo, em Curitiba.
A jogada não intimidou o Tricolor que, com domínio da posse de bola, começou a chegar fácil à área do Atlético-PR. Aos 10 minutos,  Rochemback bateu cruzado, obrigando o goleiro Márcio a fazer grande defesa. Três minutos mais tarde, o arqueiro atleticano não conseguiu repetir o feito e acabou sendo vencido pelo companheiro. Rafael Santos desviou contra a própria meta na tentativa de recuar. A bola acabou morrendo no fundo do gol do Atlético.
Ainda que tivesse a vantagem no placar, o Grêmio não se intimidou e seguiu no ataque. Aos 37 minutos, Júnior Viçosa pedeu grande chance de ampliar depois de arriscar de fora da área, obrigando Márcio a fazer outra boa defesa para salvar o time paranaense. Um minuto mais tarde, o time teve nova boa chance em bola parada que Viçosa mandou pela linha de fundo.
Adilson muda o time e Atlético melhora
Na volta do intervalo, Adílson Batista sacou o atrapalhado Cleber Santana e o apático Adaiton do time para promover a entrada do meia Branquinho e do centroavante Frederico Nieto. As mudanças surtiram efeito no time paranaense, que passou a aplicar uma forte pressão. Aos quatro minutos, Rafael Santos cabeceou a bola na trave direita de Victor, após cobrança de escanteio de Paulo Baier. A atitude animada do time em campo levantou a torcida, que passou a cantar e empurrar o time.
Aos sete minutos, nova chance do Atlético-PR. Guerrón desviou o cruzamento obrigando o goleiro Victor a se esticar todo para afastar o perigo. Aos 14 minutos, o arqueiro do Grêmio mostrou por que figura constantemente na lista dos convocados de Mano Menezes: após ótimo cruzamento de Manuel, Nieto cabeceou firme para nova grande defesa do goleiro gremista.
Aos 33 minutos, Nieto, livre na pequena área, completou cruzamento de cabeça, mas viu Victor fazer nova defesa espetacular. A atuação de gala do goleiro rendeu os três primeiros pontos ao time de Renato, que volta a campo no próximo domingo, contra o Bahia, no estádio Olímpico.