Eles conheceram as experiências e os desafios dos profissionais que atuam no local, bem como práticas de socialização e reinserção do jovem na sociedade |
Acadêmicos de Psicologia da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), acompanhados pela coordenadora e professora do curso, Lilian Winter, realizaram na quarta-feira, 21, uma visita técnica a uma das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE) de Santo Ângelo: a Casa de Atendimento de Semiliberdade, voltada a jovens infratores da região.
A unidade tem capacidade para acolher até 20 jovens, mas atualmente apenas oito são atendidos no local, todos com faixa etária entre 12 e 21 anos. “Esta visita partiu do interesse das alunas do 8º e 10º semestres em conhecer o fazer psi na área jurídica, as articulações com a rede de saúde, educação e assistência dos municípios que têm jovens cumprindo medidas sócio-educativas. Além disso, o contato com os profissionais que atuam no local permitiu ampliar os conceitos sobre as práticas da clinica ampliada e a promoção de saúde”, explica Lilian.
O grupo foi recebido pelo diretor da Casa, o psicólogo Gerson Pereira, profissional que participou da VI Jornada de Psicologia falando sobre Adolescentes Infratores e Medidas Socioeducativas. “Os estudantes participaram de uma roda de conversa, na qual a equipe técnica compartilhou com eles as experiências vivenciadas, a rotina, os desafios e as práticas de socialização e reinserção do jovem na sociedade”, conclui a coordenadora.