04 julho 2012

Três de Maio: Silagem foi tema de palestra na Afucomaio

O Projeto Sillus, juntamente com a parceira Cotrimaio, consist
em melhorar a produtividade de leite nas propriedades
Nos últimos anos, o segmento de produção de leite tornou-se uma atividade de grande importância econômica, inserida no contexto de produção de alimentos para a sociedade, geração de emprego no campo e fonte de renda mensal para o produtor.    Logo, o desafio de aumentar a produtividade de leite, buscando maior rentabilidade, tem motivado o produtor a buscar maiores informações técnicas na produção leiteira, de forragens, bem como silagem de melhor qualidade para os animais.

Diante deste cenário, no dia 28 de junho, a Cotrimaio em parceria com a Syngenta, realizou a palestra sobre Práticas e Manejo de Silagem, com o consultor Jarbas Sperotto.

Este evento foi realizado na Afucomaio de Três de Maio, sendo o público composto por técnicos da Cotrimaio e produtores de toda a região de atuação da cooperativa. De acordo com o Supervisor de Pecuária da Cotrimaio, Eliseu Roberti, o evento foi um sucesso, uma vez que o público, composto por mais de 100 pessoas, obteve acesso à informações técnicas que fazem diferença no dia a dia do campo. O objetivo deste evento foi realizar um treinamento técnico junto com os produtores de leite da região e técnicos da cooperativa.

As apresentações foram divididas em duas partes. A primeira, contou com a participação do palestrante Jarbas Sperotto, médico veterinário, e através de sua experiência nacional e internacional no segmento de gado leiteiro, forragens e práticas de silagens, transmitiu seu conhecimento aos produtores. Dentre os principais assuntos abordados, destaca-se a importância do manejo da cultura e escolha do milho, visando silagem de alta qualidade, período e tamanho de corte da planta, os cuidados que devem ter na compactação, na retirada de silagem para os animais, bem como a importância de produzir silagem visando qualidade bromatológica e escolha de híbridos com qualidade de grãos.

Na segunda parte do evento, houve a participação de Diogo Dal Castel Nunes e Luiz Paulo Sperotto, que fazem parte do grupo Projeto Sillus da Syngenta. Assim, Diogo apresentou o objetivo do Projeto Sillus, bem como o posicionamento dos híbridos – Fórmula TL, Attack TL e lançamentos como defender TL e Feroz TL da Syngenta para a produção de silagem.

O Projeto Sillus, juntamente com a parceira Cotrimaio, consiste em melhorar a produtividade de leite nas propriedades, através da capacitação técnica do produtor, difusão de tecnologia e conhecimento sobre produção e manejo de silagem.

Para isso, de acordo com o Representante Técnico de Vendas da Syngenta, João Paulo Ferreira afirma que a empresa está realizando grandes investimentos em biotecnologia e desenvolvimento de híbridos de milho voltados para o segmento de grãos e silagem. Como resultado, nossos materiais apresentam excelente qualidade de grãos e produtividade, resultando em silagem com alta qualidade bromatológica. De acordo com João Paulo, “nossa estratégia está em pensar como o produtor”, resultando em ações diferenciadas que visam capacitação, treinamento, e disponibilidade de híbridos que possam agregar valor para o produtor, através da produção de alimento de alta qualidade para seu rebanho, resultando em maior produção de leite.

Na Cotrimaio, os híbridos disponíveis para comercialização são: Attack TL e Fórmula TL. Podem ser comercializados a prazo, ou na troca por grãos de milho ou trigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário