04 julho 2012

Três de Maio: DAF visita agroindústrias familiares de Erechim

A comitiva esteve em Erechim nesta segunda-feira (02)
COTRIMAIO juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater e produtores de Três de Maio visitaram pequenas agroindústrias e a Cooperativa Nossa Terra que atua como a central de vendas na cidade de Erechim.

Dispostos a impulsionar o Departamento da Agricultura Familiar – DAF, a COTRIMAIO, depois de 2 anos, voltou a visitar a cidade de Erechim, onde foram visitadas duas agroindústrias – Padaria e Confeitaria Balat e Queijaria Pietroski, além da central de vendas – Cooperativa Nossa Terra.

O objetivo foi observar se ouve crescimento, bem como observar quais as dificuldades encontradas, equipamentos utilizados nas agroindústrias e troca de experiências com suas atividades desenvolvidas nas suas propriedades, onde seu foco é incentivar os produtores de Três de Maio e região para formar pequenas agroindústrias na produção de massas, lácteos e seus derivados, embutidos e bebidas quentes, usando adequadamente as boas práticas de fabricação – BPFs.

Um dos temas abordados foi Administração Rural – tomada de decisões e funções administrativas, onde os produtores falaram para a comitiva três-maiense como fazem o gerenciamento e administração  da propriedade, mostrando as planilhas de controle e forma de organização, sendo que na propriedade é feito o 5s, o que ajuda a manter a propriedade organizada.

O proprietário Balat relatou que aproximadamente há 10 anos iniciou a atividade de padaria numa pequena peça próximo a sua garagem onde fizeram algumas adaptações no local, usavam mesas de madeira e na época não tinha-se conhecimento da Inspeção.
Há dois anos com o apoio e incentivo da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar do município começaram a mudar o sistema em função dos treinamentos, capacitações e palestras que participaram entendendo a necessidade em construir uma agroindústria, adequar-se a legislação e a forma correta da industrialização dos produtos.

Na época a mão-de-obra era exclusiva da família, os equipamentos eram improvisados e hoje foi investido aproximadamente R$ 25.000,00 em equipamentos, possuem três pessoas a mais para ajudar na fabricação e entrega dos produtos e ampliaram o local para a garagem, onde tem mais espaço físico.
Já o proprietário Pietroski, que iniciou com a fabricação de queijos com matéria-prima própria, hoje ele arremata o leite dos vizinhos.

Ambos os proprietários são associados a Cooperativa Nossa Terra e os produtos são comercializados dentro do município de Erechim na cidade, mercados e na feira realizada pela cooperativa Nossa Terra de terças-feiras e aos sábados o dia todo.

Os proprietários foram questionados sobre a lucratividade, que responderam com alegria que estão muito felizes com o resultado alcançado até o momento e ressaltaram a importância do apoio da Central de Vendas e de lideranças como incentivadores na sequência da atividade, confessaram que jamais imaginariam trabalhar com isso, nem gostavam muito desta atividade, mas que hoje gostam do que fazem, planejando continuar na atividade enquanto tiverem forças para trabalhar.

Segundo o coordenador do DAF, Silceu Dalberto, a tendência das propriedades rurais é buscar novas alternativas para agregação de renda.

Foi um dia muito proveitoso, onde a comitiva três-maiense pode sanar todas as suas dúvidas de produção e de legislação, e sair dessa visita com um amplo conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário