26 junho 2012

Com medo de gripe A, hospitais do Noroeste do RS restringem visitas

Três dos óbitos foram registrados no hospital
de Santo Ângelo
Hospitais da Região Noroeste do Rio Grande do Sul adotam medidas de prevenção à Gripe A. Após a confirmação de mortes na região em função da doença, algumas instituições decidiram restringir a visitas a pacientes para evitar possíveis contaminações.

No Hospital Santo Ângelo, na cidade de mesmo nome, já foram registradas três mortes por gripe A, confirmadas pela Secretaria Estadual da Saúde. Hoje, o local abriga quatro pacientes internados com suspeita da contaminação pelo vírus H1N1. Um deles está isolado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Outro paciente grave está na UTI do Hospital São Vicente de Paulo, no município de Três de Maio. No local, um morador de Coronel Bicaco morreu recentemente em decorrência da doença. No total, a gripe A já vitimou nove pessoas no estado em 2012, segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

Para diminuir o número de pessoas circulando nos corredores, a direção do Hospital São Vicente de Paulo visita os pacientes nos quartos para passar orientações sobre como evitar a contaminação. Nas paredes, foram fixados cartazes pedindo para evitar visitas desnecessárias. “Seria interessante do ponto de vista de saúde pública. Nós estamos com a preocupação de não disseminar a gripe A”, diz o diretor técnico do hospital, Clóvis Eduardo Tomasi.

Além disso, máscaras são distribuídas para quem chega no pronto atendimento com sintomas de doenças respiratórias. “Não que nós tenhamos algum tipo de surto no hospital, está tudo sob controle. Na verdade, é uma medida preventiva”, conta a coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Mariliane Oliveira.

O hospital de Tupaciretã também decidiu restringir as visitas, depois que uma gestante com gripe A morreu no local. Em Cruz Alta, o número de atendimentos na rede pública dobrou. São 80 consultas por dia no pronto-atendimento. Todos os casos de suspeita de Gripe A na cidade estão sendo tratados com o Tamiflu, remédio indicado para o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário