31 março 2011

Gilson apresenta projeto designando Crack como “Pedra da Morte”

Ver. Gilson Grando é o autor do projeto
O vereador Gilson Antonio Grando (PMDB) apresentou na segunda-feira (28/03), durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal, um Projeto de Lei que estabelece uma nova designação a ser adotada pelas autoridades de Três de Maio para a base derivada do Erythoxylon Coca, que é conhecida vulgarmente como “Crack”, passando a ser designada por “Pedra da Morte”. Pela proposta do vereador, que é o secretário da Mesa Diretora, em todos os documentos, relatórios manifestações de agentes e servidores públicos no âmbito do município de Três de Maio, será obrigatório adotar a designação “Pedra da Morte” para a referida droga.
Em sua justificativa, Gilson Grando afirma que o Crack é uma droga, geralmente fumada, feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio, sendo uma forma impura de cocaína e não um sub-produto. O nome deriva do verbo "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem.
O parlamentar lembra que, no dicionário a palavra “craque” significa “desportista que se destaca pelo seu desempenho e pelas suas qualidades superiores” ou “pessoa que se distingue em determinada função, área profissional ou ramo do saber”, remetendo assim ao imaginário a associação ao sucesso, nada mais impróprio do que essa designação à referida droga. “Instituir novo nome vinculado ao mais evidente efeito e tornar obrigatória a adoção dessa designação no âmbito das instituições do nosso município, especialmente as que tratam de segurança pública e saúde, constituirá na mais poderosa campanha de esclarecimento e combate ao uso dessa substância, que tanto mal tem causado às famílias, à sociedade e ao país”, afirma o vereador.