27 abril 2011

Secretaria da Saúde espera imunizar mais de cinco mil pessoas contra a gripe

A ação, que se estende até o dia 13 de 
maio, pretende imunizar 100% da 
população em faixa de risco
Dia 25 iniciou o período de vacinação contra a gripe sazonal e a gripe H1N1 em todo o país. A ação, que se estende até o dia 13 de maio, pretende imunizar 100% da população em faixa de risco. Em Três de Maio, a Secretaria da Saúde espera atingir um total de 5.010 pessoas.
De acordo com o secretário da Saúde, Valdemar Fonseca, a prioridade é a vacinação de gestantes, crianças entre seis meses a dois anos, pessoas acima de 60 anos, indígenas e agentes que trabalham na área da saúde. “Â importância da vacinação contra a gripe é diminuir as internações e melhorar a qualidade de vida da população”, explica.
Segundo a enfermeira de Vigilância Epidemiológica, Mirian Herath Rascovetzki, para as pessoas que não puderem comparecer aos postos de vacinação durante a semana, podem aproveitar o Dia “D” da vacinação para se imunizar. “No próximo sábado, dia 30, estaremos atendendo a população em horários especiais”, informa.
Conforme a enfermeira é muito importante esclarecer que a vacina aplicada não causa a gripe, já que é produzida com o vírus fragmentado e em quantidades muito pequenas. “Existem pessoas que não se vacinam com medo de ficar gripadas, e temos que deixar bem claro que isso não ocorre, e se caso ocorrer é porque a pessoa já está com o vírus encubado”, ressalta.
As dosagens contra a gripe H1N1 e a gripe sazonal são em doses únicas para todas as pessoas, com exceção das crianças entre seis meses e dois anos, que recebem meia dosagem na primeira etapa, e após 30 dias, recebem o restante da aplicação. Para se vacinar, basta comparecer aos postos de saúde do município munidos do cartão de vacinas, para que também seja analisado se a pessoa possuí vacinas pendentes.
Mirian ainda explica que pessoas que estiverem fora da faixa de risco não poderão ser imunizadas com as doses disponibilizadas pela 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, mas caso queiram se vacinar, devem se dirigir às clínicas e farmácias do município.
Horários de atendimento do Dia "D" e locais de vacinação
8h às a 15h Progresso, Manchinha, Consolata, Pró-Morar, São Pedro, Oriental e São Francisco 
8h às 12 h Quaraim
8h e às 17h Unidade Central