07 julho 2011

5ª Conferência Municipal de Saúde define diretrizes para a saúde em Três de Maio

Delegados escolhidos para representar Três de Maio na
nas Conferências Estadual e Nacional
Nesta quarta-feira, dia 6 de julho, ocorreu a 5ª Conferência Municipal da Saúde, que teve como tema 'Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS'. O evento foi realizado no Salão Paroquial Católico, durante todo o dia, e contou com a participação de autoridades, profissionais da área da saúde e a comunidade em geral.
Estiveram presentes no evento, o prefeito municipal, Olívio José Casali; o secretário da Saúde, Valdemar Fonseca; o delegado da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, Antônio de Paula; o presidente da Conselho Municipal de Saúde, Gerson Rodrigues e a coordenadora do evento, a enfermeira Angelita Sabino. Marcaram presença também os secretários municipais Moacir Carvalho e Cristiano Massuda Grenzel; o assessor jurídico Jorge Wachter; a primeira-dama Elizabeth Carrafa Casali; o gerente administrativo do Hospital São Vicente de Paulo, Gelson Schneider; imprensa e representantes da área de psicologia e enfermagem da Setrem.
Em uso da palavra, o presidente do Conselho Municipal de Saúde destacou que a participação da comunidade é de suma importância para a realização deste evento, que visa aprimorar o processo e adequar os conhecimento no âmbito da saúde.
O secretário da Saúde destacou sua satisfação em trabalhar em Três de Maio, e ressaltou o empenho de toda a equipe de saúde e a parceria que está sendo realizada com a Câmara de Vereadores para possibilitar mais cirurgias eletivas e diminuir a 'fila da dor'. “Hoje iremos decidir as novas diretrizes da saúde para os próximos quatro anos, e iremos escolher os delegados municipais, para representarem Três de Maio em Porto Alegre e Brasília”.
Ivo Novotny salientou que o mínimo de investimentos municipais em saúde deve ser de 12%, e que Três de Maio investe 20%, mas ainda há muitas melhorias para serem realizadas.
Em seu discurso,  o prefeito Casali enfatizou que a saúde é o maior dom do ser humano e que precisa ser preservada. “A administração tem somado esforços para melhorar a qualidade de vida dos munícipes, e dou carta branca ao secretário Valdemar para que possa possibilitar a comunidade de Três de Maio a saúde que merece”.
Após a solenidade foi realizada uma apresentação artística com Luiz Moreira, e em seguida Valdemar Fonseca iniciou sua palestra sobre alguns apanhados da 14ª Conferência Nacional de Saúde, destacando os componentes básicos da qualidade da saúde, que se baseiam no científico, ético e humano; como o SUS está caracterizado atualmente e os sete pilares da qualidade de vida: eficiência, eficácia, efetividade, equidade, aceitabilidade, legitimidade.
Durante a tarde foram realizadas discussões em grupos para realizar possíveis modificações no relatório geral das oito pré-conferências de saúde que foram realizadas até o momento, entre a cidade e interior.
Dentre as principais sugestões foi destacada a agilidade que deve ser dada ao fornecimento de medicamentos; o agendamento dos atendimentos; demanda de vacinas e exames;  visitas dos agentes de saúde e contratação de novos médicos.
Grupos de pessoas reunidos na Conferência Municipal 
Em seguida, dentre os 46 delegados municipais de saúde (sendo 22 conselheiros natos e 24 escolhidos nas pré-conferências) foram eleitos os seis delegados para representar Três de Maio nas Conferências de Saúde a nível estadual e nacional. Os escolhidos foram: Cleonice Schuster, Isolde Grando, Marlene Schafer, Valdemar Fonseca, Gelson Schneider e Douglas Hammes. Os suplentes: Airton Henn, Lídis Reisheir, Jorge Feistler, Noemi Flores, Marilei Dockhorn e Rosane Thile.
Mais de 120 pessoas estiveram presentes na 5 ª Conferência Municipal de Saúde, e todos receberam certificado de participação com oito horas de carga horária.
A 6º Conferência Estadual de Saúde vai ocorrer em Porto Alegre entre os dias 15 de julho e 30 de outubro, e a 15ª Conferência Nacional deve ser realizada entre 30 de novembro e 4 de dezembro, em Brasília.