28 janeiro 2011

Cursos Técnicos: porta de entrada ao mercado de trabalho

Cursos Técnicos e Mercado de Trabalho
Segundo pesquisa do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada existe um déficit de 123,3 mil vagas formais para profissionais de nível técnico, nos mais diferentes setores.
O diferencial do curso técnico é a formação que alia teoria e prática. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), órgão subordinado ao Ministério da Educação (MEC), o define como um curso que capacita o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas áreas do setor produtivo. Seu principal propósito é acelerar o ingresso do estudante no mercado de trabalho.
Existem duas modalidades de ingresso no ensino técnico: concomitante e subseqüente. No primeiro o estudante realiza, ao mesmo tempo, o ensino médio e técnico, podendo ou não ser na mesma instituição. No segundo o curso é realizado após o ensino médio.
Além do ingresso no mercado de trabalho, o ensino técnico também funciona como porta de entrada ao ensino superior, para aquelas pessoas, que ao sair do ensino médio, não teriam condições de custear o seu curso superior. Como é o exemplo de Franzéli Inês kaspary, 24 anos, acadêmica de Administração da SETREM.
“O Curso Técnico em Informática foi uma ótima opção para mim, pelo fato de não ter recursos para fazer o Ensino Superior. Através dele adquiri muito conhecimento e consegui entrar no mercado de trabalho. Hoje trabalhando eu consigo pagar minha faculdade, graças ao curso técnico que abriu muitas portas na minha vida profissional”, comenta Franzéli.
  40 anos do Técnico em Agropecuária da 
   SETREM
Com 40 anos de tradição no ensino técnico a Sociedade Educacional - SETREM oferece para a comunidade regional 7 cursos: Agropecuária, Design Gráfico, Design de Moda, Design de Móveis, Gerência Empresarial, Informática e Vendas. Através de parcerias com diversas empresas, organizações e a realização de práticas profissionais e estágios durante o curso, os estudantes egressos alcançam destaque e rápida inserção no mercado de trabalho, atingindo índices de empregabilidade superior a 90%.
Matrículas podem ser realizadas até 21 de fevereiro ou enquanto houver vagas. Também estão abertas as inscrições do processo seletivo para auxílio financeiro. O prazo estende-se até o dia 14 de fevereiro, sendo as provas realizadas no dia 15, no Campus, às 8h e às 14h.
Maiores informações pelo fone 3535 1011 ou pelo site www.setrem.com.br