25 março 2011

Santa Rosa tem Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher

O evento aconteceu no Centro Cívico
A comunidade regional está em festa. Na tarde desta quinta-feira(24), foi realizado o ato oficial de inauguração do Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher “Dirce Grosz”. Esta que sempre foi uma antiga reivindicação da comunidade, agora pode ser celebrada. O evento que aconteceu no Centro Cívico e reuniu diversas autoridades, representantes de entidades e moradores.
O Centro de Referência é uma importante conquista da Prefeitura Municipal que através do Gabinete da Vice-Prefeita e da Coordenadoria da Mulher, articulou projetos para a inclusão do município no Pacto Nacional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher. A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana que esteve na inauguração reforçou que participando do Pacto, agora, Santa Rosa poderá ser incluída em outras ações do Governo Federal. A Secretária lembrou também da importância que o Governo Estadual está dando para esse tema. Ela comentou que em três meses foi liberada a Delegacia da Mulher para o município, caso que estava parado no Estado no Governo anterior.
Com o Centro de Referência da Mulher, a Casa de Acolhimento e a instalação da Delegacia da Mulher, Santa Rosa está colocando à disposição das mulheres da região uma nova Política Pública. O Prefeito Orlando Desconsi, ressaltou que essa foi uma promessa de campanha, “Estamos valorizando as mulheres, e em especial, todas que não baixaram a cabeça e lutaram por Políticas Públicas. Esse Centro marca o início de uma nova cultura, pois precisamos mudar os valores e avançar quanto às igualdades”. O Convênio teve um repasse do Governo Federal de R$480.000,00. A Prefeitura deve apoiar com contrapartida de R$20 mil.
A Vice-Prefeita, Sandra Padilha também comemorou a conquista, “Estamos muito felizes, pois estamos atendendo a um dos compromissos do nosso Plano de Governo, e esse momento, materializa a conquista de um importante equipamento público que constitui a Rede Regional de Proteção à Mulher. É um marco que nos desafia a mobilizarmos a região para efetivamente tratarmos de um grave problema social que envolve mulheres em situação de violência”. Sandra apresentou ainda a equipe que está trabalhando no Centro: psicóloga Andréia Bokorni, advogada, Giovana Fehlauer e assistente social, Taisa Boelter.      
O Centro leva o nome de “Dirce Grösz, em homenagem a esta mulher que sempre lutou pelas causas da defesa dos direitos da mulher. Os pais de Dirce receberam homenagem da Prefeitura Municipal durante a apresentação de um vídeo e de uma mensagem sobre a vida de Dirce. Depois do ato oficial, os convidados participaram de um coquetel, e em seguida, se deslocaram para o Centro, onde aconteceu a inauguração.
O Centro fica localizado na rua Buenos Aires, na Vila Militar número 419.