No dia 22, segunda-feira, teve início a 3ª edição do curso técnico de inseminação para melhoramento genético de rebanho leiteiro, no campus SETREM. A instituição, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), disponibilizou um total de 10 vagas, preenchidas em sua maioria por produtores da região. A duração é de 40 horas, sendo 70% delas ocupadas por atividades práticas, ministradas durante os turnos da manhã e tarde. O curso encerra nesta sexta-feira, dia 26.
O objetivo é atender as necessidades dos produtores. “O investimento é para aplicação na própria propriedade e como se trata de um curso profissionalizante, para que possam prestar serviços à terceiros”, explica Paulo Prauchner, veterinário e professor que ministra as aulas.
Para Irineu Schneider, aluno e produtor residente na cidade de Alegria, desempenhar a inseminação pessoalmente em seu rebanho facilitará o cotidiano de trabalho na propriedade. “Há profissionais que realizam o serviço, mas que nem sempre estão disponíveis.”
Segundo Marcelo Rigo, coordenador do departamento de pecuária da SETREM, o curso pode ser considerado um dos melhores do interior do estado, devido ao investimento em material didático, corpo docente e estrutura física. Os concluintes realizarão uma prova e os aprovados, receberão a certificação.