25 agosto 2010

Polícia investiga possível retorno de neonazistas a Teutônia

A Polícia Civil investiga se o novo grupo de neonazista que vem pichando placas e pontos de ônibus em Teutônia, no Vale do Taquari, tem ligação com os skinheads detidos na cidade em 2009. Conforme denúncias anônimas, três ou quatro jovens estariam se reunindo no município. As informações são do site R7.
“Nossa preocupação agora é saber se este grupo tem ligação com o outro, preso no ano passado”, explicou o delegado Mauro Mallmann.
Há semanas, placas de trânsito e pontos de ônibus ao longo da rodovia que corta o município estão pintados com a suástica. Além do símbolo maior do nazismo, os locais apresentam frases de conteúdo racista.
Esta não é a primeira vez que a cidade se envolve na polêmica. Há pouco mais de um ano, um grupo foi desarticulado no município após a morte de um casal no Paraná, durante uma disputa de poder por causa de uma organização nacional neonazista.
Na ocasião, foram apreendidos em Teutônia cerca de 300 livros de conteúdo nazista, além de fardas e demais materiais militares. Um jovem foi detido e cinco pessoas respondem processo em liberdade.
O movimento continua causando preocupação no Estado, que mantém investigações específicas sobre o assunto. Em 2009, uma forte ação policial impediu ataques a sinagogas e à parada gay em Porto Alegre, sendo apreendido farto material de propaganda neonazista. No final do mesmo ano, um segurança negro foi atacado em uma estação da Trensurb, na Capital.