22 agosto 2011

Primeira colhedora de cana do Brasil adquirida pelo Mais Alimentos é entregue em Porto Xavier

Por Deise Froelich
Oito produtores de Porto Xavier uniram-se para financiar a primeira colhedora de cana do Brasil comprada por meio do Programa Mais Alimentos. Os associados da Coopercana – Cooperativa dos Produtores de Cana-de-açúcar de Porto Xavier Ltda receberam a A4000 na última sexta-feira, dia 19.
Para Vilson Theis, um dos cooperados do grupo que adquiriu a máquina e também coordenador da parte agrícola da Coopercana.
- Vamos aumentar nossa produtividade e diminuir os desperdícios. Isso é só o começo. Pretendemos adquirir mais duas máquinas no próximo ano – destaca Vilson Theis, um dos cooperados do grupo que adquiriu a máquina e também coordenador da parte agrícola da Coopercana.
Da pequena propriedade a uma grande visão
A cooperativa já une 297 produtores, que têm, em média, seis a oito hectares de terra plantada, com uma produtividade total de em torno de 60 toneladas por hectare. Com a aquisição da máquina, já conseguiram atingir a produção de 84 litros de etanol por tonelada de cana.
De acordo com Claiton Bervian, diretor Comercial da Meta Agrícola a presença da A4000 na região demonstra a possibilidade de investir e garantir renda por meio de cultivos alternativos.
- A Case IH tem uma tradição em áreas grandes de plantação de cana, como em São Paulo e no Mato Grosso. Vemos em Porto Xavier, uma realidade diferente: menores extensões de terra e produtores familiares. A máquina certamente agregará qualidade à Coopercana – afirmou.
A agricultura familiar já representa quase 70% da produção nacional alimentos e ocupa 31% da área rural do país.