Foto: Pato Roberto |
Na última semana, a Avenida Senador Alberto Pasqualini recebeu a instalação de bloqueadores de boca de lobo, chamados de boca de lobo inteligentes, para diminuir o odor exalado, problema que incomodava moradores e empresários do local.
Conforme o secretário de Habitação e Urbanismo, Moacir Carvalho, o ponto crítico estava localizado entre a rua São Paulo e a rua Salgado Filho, onde moradores e empresários se confrontavam diariamente com o mal cheiro das bocas de lobo há mais de 12 anos. “No início deste mês, recebemos juntamente com o prefeito Olívio José Casali, uma comitiva de moradores e lojistas deste trecho, que nos pediram uma solução para resolver esta situação”, destaca.
Segundo o prefeito Casali, uma alternativa seria abrir toda a Avenida Senador Alberto Pasqualini para trocar a tubulação, e outra alternativa inovadora, seria a instalação de bocas de lobo inteligentes, as quais já haviam sido implementadas na cidade de Jóia. Para averiguar a funcionalidade destas bocas de lobo, o secretário de Habitação e Urbanismo, juntamente com o secretário de Obras, Transporte e Viação, Roque Adamski, foram designados para se dirigirem até o município de Jóia e verificar in loco o equipamento, que foi considerado eficiente.
Para resolver o problema foram adquiridos cinco bloqueadores de bocas de lobo, que foram instalados na Avenida Senador Alberto Pasqualini, com um investimento total de R$ 5 mil. O equipamento também é chamado de boca de lobo inteligente, pois se abre com o volume de água da chuva, e se fecha automaticamente quando a chuva cessa.
Essa novidade chamou a atenção da RBS TV, que veio até Três de Maio na última sexta-feira, dia 27, para gravar uma matéria sobre os benefícios do equipamento, e ouvir a opinião de lojistas e moradores das adjacências da Avenida Senador Alberto Pasqualini, que declaram que aparentemente o problema está sendo solucionado.
Conforme o prefeito Casali, estes pequenos equipamentos trouxeram soluções grandiosas. “Através de poucos investimentos alcançamos resultados extraordinários, e conseguimos possibilitar uma maior tranquilidade para os empresários e moradores da avenida”, informa.
Para o empresário Valmir Pedó, o problema foi solucionado, pois acabou com o odor, insetos e ratos que saiam das bocas de lobo. “Gostaria de agradecer ao prefeito e sua equipe pelo empenho nesta atividade, que está nos proporcionando um atendimento com mais conforto à nossos clientes”.
O representante estadual da SJ Lixeiras, Manuel Brittes, empresa responsável pela criação do bloqueador para boca de lobo, destaca que a duração do equipamentos é de 20 anos e a manutenção deve ser realizada a cada três anos. “O custo benefício do equipamento é muito favorável, e nos sentimos muito felizes em auxiliar mais um município a acabar com o mal cheiro e com a proliferação de animas provindos das bocas de lobo”, finaliza.