14 janeiro 2010

Rotary Clube oportuniza intercambio cultural no Tocantins

No próximo dia 20, quarta-feira, três jovens três-maienses embarcam em uma grande aventura: participam de um intercambio cultural, promovido pelo Rotary Clube de Três de Maio, no Estado do Tocantins. Bruna Winkelmann Gonçalves, de 16 anos, Kathleen Borges da Silva e Tainara Sieben, ambas com 15 anos, já estão de malas prontas para conhecer a cultura e tradição da região norte do país.
Segundo Elmo Winkelmann, vice-presidente do Rotary Clube de Três de Maio, a oportunidade se deu em razão da parceria com o grupo rotário de Araguaína/TO. “Muitos clubes de serviços já oportunizam estas viagens e nós, tendo experiência com intercâmbios internacionais, compreendemos ser possível oferecer esta vivência. É uma grande oportunidade. Além de promover interação entres os clubes, permitirá socialização de culturas.”
O clube de serviço três-maiense custeará 50% do transporte das jovens. Também não terão gastos com hospedagem e alimentação, pois serão recebidas em casa de rotarianos, dentre eles, Marcos Winkelmann, filho de Elmo, que reside naquele Estado há quase duas décadas e atua como gerente financeiro de uma mineradora de calcário.
O retorno ocorrerá na segunda quinzena de fevereiro. Para Tainara, estudante do 1º Ano do Ensino Médio da SETREM, esta será a primeira vez que viaja sozinha, sem a presença de familiares ou responsáveis. “Conheço apenas municípios da região sul. Por isso, tenho grandes expectativas e muita curiosidade com relação aos costumes locais”, enfatiza.
Araguaína que tem uma população de aproximadamente 150 mil habitantes e situa-se na região do Bico do Papagaio à 420 quilômetros da capital (Palmas). É referência regional em educação. Além de ensino básico e profissionalizante, o município conta com três universidades.
Legenda da foto: Tainara Sieben, Kathleen Borges da Silva e Bruna Winkelmann Gonçalves.