12 janeiro 2011

Três bombeiros são soterrados em Nova Friburgo, na região serrana do Rio

Três bombeiros são soterrados em Nova
 Friburgo, na região serrana do Rio
 
Três bombeiros foram soterrados na manhã desta quarta-feira na rua Marques Braga, no centro de Nova Friburgo, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o coronel Roberto Robadey, comandante da Defesa Civil do município, eles trabalhavam no resgate de possíveis vítimas de deslizamentos de imóveis na rua. Ainda não há informação sobre o estado de saúde deles, segundo o Portal R7.
A Defesa Civil decretou estado de calamidade pública em Nova Friburgo. Nas últimas 30 horas, choveu o equivalente a 30 dias no município, ao menos 223 mm. De acordo com o major Gil Kempers, do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros, foram registrados cerca de 30 deslizamentos em Friburgo. Em um deles, nesta madrugada, foi encontrado soterrado o corpo de uma mulher. Ontem, duas pessoas morreram no desabamento de um prédio. Há suspeitas de que o número de vítimas possa chegar a 15.
Há relatos de ruas alagadas, de falta de energia e de quedas de barreiras por diversos pontos do município. Sete equipes do Corpo de Bombeiros trabalham na cidade. As equipes de socorro estão enfrentando muitas dificuldades para chegar aos pontos mais críticos.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado, está no local dos desabamentos para dar apoio às operações. O vice-governador Luiz Fernando Pezão segue para a região serrana.
Segundo o balanço oficial da Defesa Civil, três pessoas morreram em Nova Friburgo e uma no município de Teresópolis em consequência das fortes chuvas que atingiram a região entre terça-feira (11) e esta quarta-feira. Somente em 2011, a região serrana fluminense registra sete mortos, já que três meninas também morreram soterradas em Petrópolis no dia 4.