21 outubro 2010

Novo desabamento atrasa resgate de dois mineiros soterrados no Equador

Resgate no Equador
Um novo desabamento na jazida Casa Negra do Equador atrasou a operação de acesso ao sítio onde se presume estejam vivos dois trabalhadores que ficaram bloqueados sob a terra, na sexta-feira, informou um representante da empresa Minesadco.
Os escombros acumulados "desceram repentinamente pela fenda de aprovisionamento de material e tamparam a boca. Estamos outra vez fazendo a retirada para deixar a entrada livre", disse nessa quarta-feira uma fonte, que pediu para não ser identificada.
O representante ressaltou que o desmoronamento chegou a arrastar um mineiro socorrista, que não ficou ferido.
A situação foi informada ao presidente equatoriano, Rafael Correa, que na quarta-feira visitou a mina aurífera para prestar solidariedade aos parentes dos mineiros Pedro Mendoza e Angel Vera, que ficaram presos na mina após o desmoronamento ocorrido na sexta-feira, que matou dois trabalhadores, inclusive um peruano.
O vice-ministro de Hidrocarbonetos, Carlos Pareja, confirmou em declarações à AFP que, ao fazerem a primeira retirada de escombros para abrir acesso "foram encontradas duas lâmpadas e uma bota", o que considerou ser "um bom sinal" de que será possível encontrar os dois mineiros com vida. Na véspera, os encarregados da operação estimaram que os trabalhadores teriam ar até essa quarta-feira.