20 novembro 2010

Musicanto - encontro marcado

Considerado um dos maiores festivais do Brasil, o MUSICANTO vem aí cheio de expectativas, credibilidade e emoções, sob a liderança de Edemir Domingos Leite. 
Ninguém duvida que o festival colocou Santa Rosa no mapa cultural do Brasil e em vários países da América do Sul. O evento tem vários embaixadores, verdadeiros amantes, que o mantêm vivo e cheio de energia contagiando a todos nós.
O entrevistado da VOICE é técnico em contabilidade e agente administrativo na Secretaria de Cultura. Edemir usa a sua verse para engrandecer e assinar o sucesso do evento. Subirão ao palco do Centro Cívico as melhores músicas que darão o ritmo poético para rimar com o nosso povo que adora aplaudir e se contagiar com os resultados do festival. Feliz com a presidência ele afirma: adoro estar envolvido com o MUSICANTO, que é o maior empreendimento cultural de Santa Rosa.
Qual a história de Edemir Leite? Ser humano simples e discreto nascido e criado no Bairro Cruzeiro, local onde resido até hoje. Sou funcionário público municipal desde 1994, lotado na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, desenvolvo e participo de todas as atividades da pasta. Acompanho o MUSICANTO desde sua 1ª edição, em 1983. A partir do 11º MUSICANTO comecei a fazer parte das comissões do evento, adquirindo conhecimento e mantendo contato direto com as pessoas que realmente fazem cultura no Brasil e demais países sul-americanos. Participei também da organização de algumas edições da FENASOJA, além de participar também de vários Hortigranjeiros.
Como reagiu ao convite para presidir o Festival Sul-Americano de Nativismo? Recebi o convite do presidente anterior, Dr. Aquiles Gioveli, e do Lido Heimerdinger, desafio que prontamente aceitei. A partir daí todos os sócios fundadores da Oscip/Musicanto colocaram-se à disposição para me auxiliar na realização e condução do 24º MUSICANTO Sul-Americano de Nativismo. Tenho recebido apoio total da comunidade santa-rosense através das mais diversas lideranças políticas, empresariais e comunitárias.
Quando o evento será realizado e qual a programação? O evento será realizado com a seguinte programação: dias 30/11 e 01/12/2010 acontecerá no Centro Cívico Cultural o Projeto Musicanto Vai à Escola, atividade que envolve toda a comunidade escolar municipal, estadual e particular de ensino. Nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2010 será realizado o 24º MUSICANTO Sul-Americano de Nativismo.
O MUSICANTO é considerado por muitas pessoas um festival de elite. Qual é a estratégia do festival para popularizá-lo? Em primeiro lugar, eu não considero o Musicanto elitizado, pois ele é um símbolo que possui uma forte raiz nativa, portanto, nem todo mundo gosta do nativismo, mas isso não significa dizer que por tal motivo o Festival não possa ser popular. Um dos caminhos para desmitificar esse conceito é através do Projeto Musicanto Vai à Escola, que envolve os estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede municipal, estadual e particular. Outra estratégia que adotamos nessa edição será transmitir todas as atividades culturais que o festival proporciona através de telões para o público que frequentar o Espaço Musicanto que será montado na Rua Buenos Aires em frente ao Centro Cívico Cultural. O espaço Musicanto terá toda a infraestrutura necessária para receber confortavelmente o público que desejar participar do 24º Musicanto. O Espaço Musicanto consistirá em Praça de Alimentação com restaurante, 250 mesas para quatro pessoas, um palco para atividades culturais, telões e sonorização ambiente.
Como o projeto se financia?  O projeto é financiado através das Leis de Incentivos Culturais, nas esferas municipal, estadual e federal. O apoio financeiro da iniciativa privada de nosso município, além é claro, do incentivo total e irrestrito da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, nas pessoas do nosso prefeito municipal, Sr. Orlando Desconsi, e secretário municipal de Cultura, Sr. Angelo Zeni.
Como é realizada a seleção das músicas participantes do festival? Quais são os principais critérios exigidos na seleção? Para realizarmos a seleção das músicas é montada uma equipe de profissionais de reconhecida capacidade e idoneidade na área da música e, em especial, no circuito dos festivais do Brasil e demais países sul-americanos. Os principais critérios adotados pelo corpo de jurados para análise das músicas inscritas é o conteúdo da letra, o ritmo, arranjo, interpretação e o gênero nativista da região que a música representa.
Onde o festival será realizado este ano? No Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges.
Além do festival, o que será agregado a este grande evento? A mobilização da comunidade, que já está respirando a atmosfera do Musicanto, que nesse ano estará acontecendo no coração de Santa Rosa, local centralizado e de fácil acesso.
O presidente e sua diretoria, o que esperam das pessoas e da comunidade em relação ao MUSICANTO? Estamos satisfeitos com a ótima recepção e acolhimento da comunidade santa-rosense em todas as atividades já desenvolvidas referente ao 24º Musicanto. Esperamos que a comunidade continue mobilizada, cada vez mais, tanto para esse Musicanto, como para os demais que posteriormente serão realizados.
Qual é a posição do Poder Público? Está envolvido oficialmente e efetivamente neste contexto? O Poder Público das esferas Municipal, Estadual e Federal está oficialmente envolvido no Musicanto, pois sem o envolvimento seria praticamente impossível a realização e execução de um evento da magnitude do Musicanto.
Qual a importância do MUSICANTO para nossa cidade, Estado e País? O Musicanto colocou Santa Rosa no mapa cultural da América Latina, e vem projetando nosso Estado e país no continente sul-americano e países latino-americanos.
Como devem proceder à pessoas que querem se envolver com o MUSICANTO? Às pessoas que desejam se envolver com o Musicanto é muito simples. Podem nos procurar, pessoalmente, no Centro Cívico Cultural em horário comercial ou manter contato através da internet no site: www.musicanto.com.br, ou pelos fones: 55-9159-5301 com o Edemir Leite e 55-3511-5112 com a Idioni Capeletti.
Junto com o evento sempre é realizado MUSICANTO Vai à Escola. Este projeto continua? Continua e cada vez mais forte. Nesse ano o Musicanto colocará à disposição dos estudantes toda a infraestrutura necessária para o melhor desenvolvimento das atividades de dança, música, teatro e gravaremos ao vivo um DVD de toda a programação do Musicanto Vai à Escola, para fazer parte do acervo cultural do Musicanto e dos educandários envolvidos no projeto.
Os passaportes já estão à venda? Como fazer para adquirir?
Os passaportes estão à venda no Centro Cívico Cultural, em horário comercial, ao valor de R$ 100,00 por pessoa para as três noites do festival. Observamos que cerca de 60% das poltronas já foram comercializadas, restando apenas 40%. Os passaportes são limitados na quantidade de 900 poltronas.
Quando a cultura é realmente um agente de transformação numa sociedade? Quando tiver a participação de todos os segmentos comunitários nas atividades e eventos culturais, transformando as pessoas em cidadãos de elevado nível cultural e intelectual.
Frase preferida: “Um dia a América irá curvar-se ao Musicanto” frase dita nos bastidores do Festival.
Com que mensagem encara o mundo? “O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.” Winston Churchill.
Qual a lembrança mais remota de sua infância? Minha saudosa mãe, Heni Coelho Leite, in memorian, ensinando-me a ler e escrever quando tinha entre 04 e 05 anos de idade.
Qual o talento que mais gosta de ter? Ouvir as pessoas e manter o diálogo em elevado nível e respeito.
Uma mensagem à comunidade: Vencedor é aquele que acredita em si próprio em sua capacidade de superar obstáculos. Autor desconhecido.