Rádio Colonial e Três de Maio, histórias que se confundem Foto: Paulo Marques |
As terras que hoje cosntituem o município de Três de Maio, desde de 1682, integram a Província das Missões, administradas pelos Jesuítas. Esta situação perdurou até 1750.
Não existem documentos que comprovem a data em que chegaram os primeiros colonizadores. Sabe-se por informações de pioneiros que por volta de 1915, chegaram colonizadores descendentes de alemães, italianos, poloneses e russos. Estes colonizadores procuravam terras escuras, em direção ao rio Buricá, pois temiam o chão vermelho. Por isso, os primeiros colonizadores foram se estabelecer onde hoje é Flor de Maio e arredores, constituindo-se esta a primeira secção Santa Rosa.
A instalação do novo município só foi efetivada em 28 de fevereiro de 1955, com a posse do primeiro prefeito, Walter Ullmann. Três de Maio surgiu da fusão de três distritos: Três de Maio, Ivagaçi e Independência. Atualmente, Três de Maio possui cinco distritos: Manchinha, Progresso, Quaraim, Consolata e Barrinha.
A bela Três de Maio completa 57 anos
Foto: Claudiomar Witcak
|
A história do município de Três de Maio, se confunde muito com a história da Rádio Colonial AM, que entrou no ar de forma oficial no dia 03 de maio de 1955.
A Rádio Colonial AM, que foi fundada pelo então Deputado Federal Germano Dockhorn, avô dos atuais diretores da emissora, os irmãos Bruno e Ana Dockhorn, que dão sequência a condução da Rádio Colonial AM no comando da família Dockhorn em sua terceira geração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário