Três cidades da região Metropolitana decretam emergência por conta da chuva |
Três prefeituras da região Metropolitana de Porto Alegre enviaram Notificação Preliminar de Estado de Emergência (NOPRED), informou a Defesa Civil do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Por conta das chuvas mais de 800 casas foram danificadas em Cachoeirinha, Esteio e Sapucaia do Sul, afetando mais de 2 mil pessoas.
Sapucaia do Sul foi o local mais atingido. Na cidade, 200 famílias tiveram de abandonar suas residências temporariamente e quatro casas desabaram. Os locais mais atingidos margeiam os arroios Sapucaia e Esteio. Esteio, desta forma, também registrou danos consideráveis. Pelo menos 577 residências foram danificadas e 170 pessoas tiveram que deixar seus lares, conforme a prefeitura local.
Em Cachoeirinha, pelo menos 100 casas tiveram perdas parciais pelo excesso de chuvas, deixando centenas de desalojados temporários. A prefeitura afirma que já está providenciando colchões, roupas e alimentos para os atingidos, assim como assistência de saúde e para a limpeza das casas.
São Leopoldo não decretou emergência, mas também foi atingida por forte enxurrada e cerca de 40 pessoas ficaram desalojadas. Um jovem de 19 anos morreu eletrocutado. Conforme informações do Corpo de Bombeiros do município, Josias Samuel Martins de Lima ajudava familiares a sair da casa alagada, no bairro Santo André, quando foi atingido por uma descarga elétrica. Uma equipe do Samu chegou a socorrê-lo com vida, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu logo após dar entrada no Hospital Centenário.