29 junho 2010

Prefeitura de Santa Rosa empossa pela 1ª vez vice-diretores

A tarde da última quinta-feira(24), marcou um momento histórico para o município de Santa Rosa. Na presença do Prefeito Municipal, da Secretária Municipal de Educação e Juventude, Neli Cadaval da Costa, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Denir Frosi, diretoras de Escolas Municipais e comunidade escolar, aconteceu a posse dos vice-diretores das escolas municipais de ensino.
O Ato foi realizado na Sala de Reunião do Gabinete do Prefeito e celebra uma das ações da Lei de Gestão Democrática 4636, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Vereadores, no dia 24 de março deste ano. A lei estabelece que, Escolas Municipais de Ensino com mais de 350 alunos, terão, em seu quadro administrativo, o cargo de vice-diretor.
Para a Presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Maria Dalce, “Esta conquista significa mais um importante avanço para a educação do município, uma vez que a gestão escolar passa pelas mãos de várias pessoas”.
No ato da posse, que contou ainda com a presença da Vice Prefeita, Sandra Padilha, da presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, senhora Ângela Kunh, dos veredores José Albino Rohr e Paulo Paim, foi entregue a Portaria de Nomeação ao Vice-diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raul Oliveira, professor Marco Aurélio Rigo e as vice diretoras: da EMEF Nossa Senhora de Fátima, Marli da Rosa Parayba, EMEF Francisco Xavier Giordani, Denise Nair Dorneles, EMEF Paul Harris, Neusa Bess e da EMEF Pedro Speroni Maria Ereni Karnikowski.
O Prefeito Municipal manifestou-se dizendo da alegria em estar protagonizando este marco na educação municipal, “Estou muito feliz e quero agradecer todos que se envolvem e que buscam no dia a dia, o processo de democratização das nossas escolas. Especialmente, quero manifestar minha gratidão aos dez vereadores que ajudar na construção e elaboração do projeto de lei, e que, posteriormente, aprovaram por unanimidade, permitindo a celebração deste momento importante”. O Prefeito ressaltou ainda, a importância da participação e do envolvimento de toda comunidade escolar na qualidade e no aperfeiçoamento da educação no município.
A partir de agora a administração dos estabelecimentos de ensino será exercida pelo diretor e pelos vice-diretores, em consonância com as deliberações do Conselho Escolar, respeitando as disposições legais.
Para ser indicado à função de diretor e vice-diretor, o professor deve possuir curso superior na área de educação, ser estável no serviço público municipal, comprometer-se a freqüentar curso de qualificação do exercício da função que vier a ser convocado após nomeado, apresentar plano de ação para a implementação junto da comunidade e comprovar experiência mínima de dois anos de docência.
O vice-diretor terá como função auxiliar a direção de escola na construção e implementação das atividades pedagógicas e administrativas, visando qualificar ainda mais o ensino. Também faz parte de suas funções, representar ou substituir o diretor, em casos que este, não possa comparecer.