27 janeiro 2011

Coordenadora do SAMU afirma que a comunidade quer mais agilidade no atendimento

Juliana defendeu maior integração
entre SAMU e Corpo de Bombeiros
Ao participar do programa Linha Aberta de ontem na Rádio Colonial AM, Juliana Knorst, disse que a solução é ampliar a equipe da Central de Regulação localizada em Porto Alegre. O SAMU foi ampliado nos últimos anos e hoje cobre quase todo o estado tendo apenas três centrais em Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas.
Os médicos de Porto Alegre são responsáveis pelo atendimento da Região Metropolitana e do interior do Estado, o que faz com que muitas vezes o atendimento não seja imediato, como a população gostaria.
A coordenadora defendeu maior integração entre SAMU e Corpo de Bombeiros, pois cada um tem o seu espaço, cabendo ao primeiro o socorro as vitimas e à corporação o resgate destas, como, o desencarceramento em casos de acidentes em que as vítimas ficam presas as ferragens. Ela afirmou, ainda, que o SAMU está aberto a críticas a fim de melhorar a sua atuação aqui em Três de Maio e região. A coordenadora regional acredita que os problemas serão corrigidos justamente com a participação da comunidade
Inclusive os interessados em conhecer como o SAMU funciona não precisam nem ligar para o serviço, basta procurar diretamente a ambulância que fica junto ao Hospital São Vicente de Paulo e conversar com a equipe local.