Com o objetivo de avaliar os experimentos em curso, no último dia 31, estiveram na Área de Pesquisa Agrícola e Pecuária da SETREM, o Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Pesquisa de Trigo (CNPT), João Leonardo Pires, acompanhado do pesquisador de Sistemas de Produção (Manejo de Cultivos), Henrique Pereira dos Santos.
Na ocasião os pesquisadores observaram o cultivo de competição de cultivares de trigo. Na Escola-Fazenda, além do Ensaio Estadual de Cultivares de Trigo (com 30 materiais genéticos), também estão instalados ensaios da EMBRAPA Trigo, que tem o intuito de análise do efeito de diferentes aplicações de fungicidas no rendimento de trigo; observação de Valor de Cultivo e Uso de trigo, triticale e centeio, bem como resposta produtiva do cultivar a diferentes doses de nitrogênio aplicado em cobertura.
Segundo o coordenador do curso de Agronomia da instituição, Marcos Garrafa, os resultados trarão informações importantes para a triticultura na região. “Estes ensaios vêm sendo conduzidos há cinco anos e alguns dos resultados já foram socializados através de Dias de Campo de Cultivos de Inverno e de Encontros Técnicos sobre Culturas de Inverno na Região Noroeste do RS”, conclui.