O cãozinho busca as vacas no pasto |
Na propriedade de Deniz e Ana Dacas, no interior da Vila de Campo Alegre, Porto Mauá, um cachorro de pequeno porte, marrom, de rabo pitoco, sem raça definida, dois anos de idade, que atende pelo nome de capitão (capito), diariamente pastoreia as vacas leiteiras desta propriedade.
Este cão nasceu no inverno de 2008, foi criado ao meio dos animais localizados nesta propriedade rural, devido ao frio intenso daquele inverno se deitava encostado junto a duas terneiras para se aquecer, tornando-se amigo destas, quando estas foram introduzidas ao potreiro ele as acompanhou dia e noite, retornando à propriedade apenas para se alimentar.
Com o passar do tempo, começou a conduzir ou acompanhar diariamente as vacas que se deslocam do potreiro até a estrebaria para ordenha, cena que se repete sempre nos mesmos horários, ou seja, ao amanhecer do dia e à tardinha. Em muitas ocasiões ele vem acoando para avisar que estão chegando.
Depois fica observando-as no galpão |
Enquanto as vacas ficam em baixo do telhado da estrebaria à espera da ordenha, ele se deita num pequeno buraco localizado no centro desta estrebaria, fazendo companhia a elas até o momento delas irem aos seus devidos cochos, neste momento se levanta para brincar com os outros cachorros da propriedade e para se alimentar. Quando encerra o horário das ordenhas, ele as reconduz de volta ao potreiro, onde permanece até o horário da próxima ordenha, ou seja, permanece em companhia dos bovinos durante o dia todo e à noite.
Quando uma destas vacas resolve se deitar durante este percurso de ordenha, ele vai até a ela e acoa ou bate com os pés na cabeça da mesma para que esta se levante e retorne a caminhada.