Cerca de 500 mil pessoas foram afetadas pelos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul na madrugada desta segunda-feira, segundo a Defesa Civil estadual. São 14 municípios com problemas, como destelhamentos, alagamentos e queda de árvores. Pelo menos sete decretarão estado de emergência, de acordo com o chefe de Comunicação do órgão, capitão Alexsandro Goi.
Uma das cidades mais prejudicadas foi Três Passos no Noroeste do Rio Grande do Sul, onde a chuva da madrugada afetou 18 mil pessoas. O quartel do 7º Batalhão da Brigada Militar foi destelhado, assim como cerca de outras 50 residências. A prefeitura ainda tenta mensurar os problemas causados pela tempestade.
Em Horizontina, no Norte, ventos de 146km/h atingiram a cidade nesta madrugada, segundo informações do Aeroporto Municipal. Muitas pessoas estão sem energia elétrica e sem contato telefônico. As aulas da rede pública e estadual foram canceladas. Pelo menos 1 mil residências foram danificadas. A administração solicitou 5 mil telhas para recuperar as casas.
Tupanciretã, no Centro, foi outra cidade atingida. A prefeitura é uma das que deve decretar situação de emergência, assim como Ibirubá, na mesma região, que já tem 120 desalojados. Santo Cristo, que foi um dos municípios mais prejudicados, também deve fazer o pedido. Muitas casas e estabelecimentos ficaram destelhados, postes de energia elétrica no chão e estruturas de ferro foram demolidas. Ainda devem entrar para a lista: Campinas das Missões e Vila Nova do Sul.
A Defesa Civil está fazendo um levantamento dos estragos para disponibilizar os materiais. Equipes já se deslocam para o interior para dar reforço às regiões.
Na foto imagem de Santo Cristo.