10 novembro 2011

PGQP faz avaliação do Hospital São Vicente de Paulo

O Hospital São Vicente de Paulo  utiliza a metodologia do PGQP
Como melhorar os produtos e serviços, economizar tempo e otimizar recursos no Estado?”Foi a partir deste questionamento que o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) começou a estruturar sua base em 1992. A parceria entre o setor público e a iniciativa privada permitiu a divulgação da filosofia e dos princípios da qualidade de forma democrática e deu a oportunidade de serem promovidas uma série de iniciativas voltadas ao aprimoramento dos produtos e serviços das empresas gaúchas.
O Hospital São Vicente de Paulo  utiliza a metodologia do PGQP para as áreas de lideranças, clientes e sociedade desde o ano de 2001. Segundo o gerente administrativo do HSVP, Gelson Schneider, os benefícios de se trabalhar com este programa são a “disseminação da cultura da qualidade, o envolvimento dos colaboradores das diversas áreas do hospital na melhoria contínua, importante ferramenta de apoio à gestão estratégica e operacional proporcionando maior controle administrativo”.
Outro grande e principal benefício em participar do PGQP , segundo Schneider, é a oportunidade da Instituição em ser avaliada por equipe de avaliadores externos, os quais realizam trabalho de auditoria, gerando assim um relatório de análise crítica e promovendo um plano de ação de nível estratégico e operacional.
Neste semestre, a avaliação do HSVP ocorreu no dia 03 de novembro. Cinco colaboradores da Instituição, que fizeram um curso de capacitação em agosto, passaram o dia com os avaliadores do PGQP. Segundo a enfermeira Mariliane Moura de Oliveira, neste dia foi apresentado uma auto avaliação dos colaboradores que fizeram o curso de capacitação sobre o HSVP e em seguida os avaliadores revisaram todos os pontos mencionados.
Essa avaliação gera uma pontuação e certifica as empresas que querem concorrer a prêmios. O HSVP, por enquanto, não está concorrendo a nenhum prêmio, apenas utiliza-se da metodologia do Programa a fim de promover a cultura da qualidade, trabalhando as não conformidades e já colhe os primeiros resultados. “Em um âmbito geral podemos citar  a implementação da metodologia de gestão por resultados e metas, ações e estratégias com foco no cliente, implementação de planos de ações com o objetivo de melhorar os processos internos, ações relacionados à sociedade e meio ambiente, implementação do Programa 5S”.
Nos próximos dias o Hospital São Vicente de Paulo estará recebendo a pontuação da avaliação deste ano do PGQP.