12 dezembro 2012

Agência Transfusional do HSVP passa por reestruturação

Importantes melhorias estão sendo implementadas 
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio busca de forma contínua aprimorar os serviços oferecidos à comunidade. Uma das atividades que passou por reestruturação com vistas a se tornar ainda mais eficiente é a da Agência Transfusional, que tem como função armazenar as bolsas de sangue, realizar testes de compatibilidade entre doador e receptor e transfundir os hemocomponentes liberados.

Segundo Geovani Ricardo Kunz, enfermeiro responsável pela Agência Transfusional, o serviço referente ao uso dos hemocomponentes engloba também a solicitação das transfusões, a distribuição, manuseio e administração das unidades de hemoderivados, o gerenciamento referente ao registro destas, a monitorização das respostas dos pacientes e auditoria de todos os processos e rotinas instituídas.

A reestruturação da Agência Transfusional consistiu em uma mudança drástica em todos os aspectos. “Tivemos a revisão dos integrantes do comitê transfusional, composto por profissionais do HSVP. Também realizamos reuniões mensais com o objetivo de normatizar, realizar auditorias, acompanhar todos os procedimentos realizados”, explica o enfermeiro, citando também os programas contínuos de capacitação das equipes envolvidas neste serviço.

Outras melhorias foram realizadas, como a nova pintura no espaço físico e a troca de móveis (conforme normas da ANVISA), além da aquisição de novos equipamentos para o correto manuseio de hemoderivados, como a câmera de descongelamento de plasma. “Também melhoramos a climatização e adquirimos um termômetro digital, caixas térmicas e computador, além de concluirmos a informatização de 100% do serviço e a remodelação e reestruturação dos processos, alinhando rotinas e procedimentos, facilitando e assegurando a questão legal de procedimentos”, complementa Kunz.

O Regimento Interno foi alinhado e uma reestruturação dos Procedimentos Operacionais Padrão foi promovida. “Os resultados já podem ser vistos na prática, com uma grande melhoria nos serviços oferecidos à comunidade. Além disso, tivemos uma maior movimentação e divulgação referente às campanhas de doação de sangue, realizadas mensalmente em parceria com o Hemocentro de Santa Rosa, como a que ocorre na manhã de 01 de dezembro no HSVP, denominada ‘Gre-Nal pela Vida’, que visa conquistar 80 doadores de sangue através da rivalidade sadia entre as torcidas de Grêmio e Internacional”, explica Kunz. Atualmente o HSVP tem usado em média de 96 bolsa/mês de hemoderivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário