O vereador Trage falou ao vivo na Rádio Colonial AM (Foto:Arquivo PMN) |
Presidente da Câmara de T. de Maio, vereador Fernando Trage (PT), afirma que pagamento do 13º salário para os vereadores no último ano de mandato é legal e moral.
O salário extra não vinha sendo pago aos parlamentares municipais desde 2005 em razão de apontamentos de possíveis irregularidades feitos a época pelo Tribunal de Contas (TCE-RS).
Segundo Trage, o 13º para os vereadores agora está amparado em parecer do tribunal deste ano. O entendimento da Corte é de que o pagamento seria legítimo e estaria, inclusive, previsto na Constituição, não dependendo nem mesmo de previsão em lei local.
Em entrevista a Rádio Colonial, ex-vereadores criticaram a decisão, a qual consideraram como um retrocesso na Câmara porque no entendimento deles vereador não deveria ter direito ao 13º salário porque exerce um cargo eletivo e não um cargo ou emprego público com dedicação exclusiva.
O Parlamento Municipal vinha sendo exemplo de bom uso do dinheiro público com um rigoroso controle nos gastos da casa. Os senhores vereadores chegaram a devolver recursos ao Executivo para compra de um veículo para o transporte de passageiros e para financiar os custos de cirurgias eletivas em nosso município.
Essas medidas ajudaram a construir uma imagem positiva do Legislativo Municipal que vinha manchada pelo famoso desvio de R$ 200 mil do caixa da Câmara que houve no passado recente. O pagamento desse salário extra não pode, novamente, prejudicar a imagem deste importe poder, que é até chamado de a Casa do Povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário