03 fevereiro 2011

Governo anuncia remédios de graça para hipertensão e diabete

Governo anuncia remédios de graça para 
hipertensão e diabete 
O programa Aqui Tem Farmácia Popular vai oferecer medicamentos contra hipertensão e diabete de graça. Atualmente, o governo paga 90% do valor desses medicamentos e o cidadão tinha de arcar com o restante. A medida anunciada nesta quinta-feira pelo governo. As 15 mil farmácias e drogarias privadas conveniadas ao programa têm até o dia 14 de fevereiro para se adaptar à medida. Qualquer brasileiro pode ter acesso aos medicamentos desde que apresente um documento com foto, o CPF e a receita médica.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 900 mil hipertensos e diabéticos devem ser beneficiados com a medida. O titular da pasta, Alexandre Padilha, disse que a oferta gratuita desses remédios só foi possível graças a um acordo negociado entre o governo e o setor farmacêutico.
O programa oferece ainda remédios subsidiados para mais cinco doenças: asma, rinite, Mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. No total, são 24 tipos de medicamentos.
SUS
Em seu discurso durante o evento de lançamento, a presidente Dilma Rousseff admitiu que o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma estrutura ainda incompleta e que tem falhas. Apesar da crítica, Dilma afirmou que o SUS é uma conquista "inestimável" da democracia brasileira. 
"Eu acredito que o SUS é uma estrutura ainda incompleta, com falhas, que nós temos obrigações de sanar, até porque, apesar das suas limitações, é uma conquista inestimável da democracia brasileira, sistema solidário e universal fruto da Constituinte", discursou, sendo interrompida por aplausos.