06 abril 2011

Produtores da região participam de curso através do Departamento da Agricultura Familiar da Cotrimaio

Mais um encontro da Agricultura Familiar
No último dia 05 de abril, o Departamento da Agricultura Familiar – DAF da COTRIMAIO promoveu no auditório da cooperativa, mais um encontro do curso de Gestão Rural – nível básico, composto pelas entidades dos municípios – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Funcap, Sicredi, Emater-RS/Ascar, Prefeitura Municipal, Igrejas (IECLB e Católica), MDA, Unitec, Certhil e Setrem e dispõem de um técnico em agropecuária exclusivo para atender os produtores inseridos no programa.
O evento contou com a participação de associados da COTRIMAIO, integrados no Programa Merenda Escolar. Segundo o coordenador do DAF, Silceu Dalberto, a proposta da COTRIMAIO é proporcionar cursos profissionalizantes nas áreas a serem desenvolvidas pelos produtores com o objetivo de prepará-los para buscarem aumento de produtividade. ‘A meta é abastecer as escolas estaduais e municipais, além dos supermercados locais e regionais, obtendo 100% do consumo da merenda adquirida através de seus associados. É mais uma conquista da agricultura familiar que fortalecerá o desenvolvimento rural sustentável e promoverá a melhoria da qualidade da alimentação nas escolas. As crianças terão alimentos mais saudáveis, oriundos da própria região, e o município vai economizar, pois fará a compra local e os agricultores aumentarão sua renda’, afirmou Dalberto.
Trata-se de uma grandiosa conquista, tanto para as crianças, que terão acesso a alimentos de qualidade, quanto para os produtores, que recebem um considerável estímulo para avançar na prática, pois a lei determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja adquirida diretamente de agricultores familiares ou de suas organizações, desde que possuem DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) física ou jurídica.
O DAF, desenvolvido pela COTRIMAIO, pioneiro do gênero na região, propõe-se capacitar produtores da agricultura familiar, visando a administração de propriedades em economia familiar e a qualificação do segmento para fornecerem a merenda escolar, além de garantir produtos de qualidade, e viabilizar a produção – fixando as famílias no campo.
Conforme o associado, Dilomar Desconzi, de Esquina Londeiro, município de Dr. Maurício Cardoso, participante do curso, a oportunidade que a Cotrimaio oferece aos associados é ímpar, pois abre bastante à visão que o produtor tem sobre o negócio e o futuro da propriedade. ‘Eu tenho uma agroindústria de polpa de frutas e também frutas in naturas que vendemos muito bem na região. O instrutor de hoje, nos fez refletir sobre alguns pontos muito importantes, onde abordou muito bem detalhes simples, mas que fazem toda a diferença – é preciso gostar do que faz e ter conhecimento, pois hoje somente fica na agricultura quem tem conhecimento e para crescer na atividade agrícola, é preciso ter planejamento da atividade e fazer muitos cálculos para sabermos se a atividade está produzindo lucro, ou se precisamos fazer diferente’, destaca Desconzi.