06 abril 2011

Safra de grãos deve ser recorde no Rio Grande do Sul, diz Conab

Para a soja, previsão é de colheita de 10,6 
milhões de toneladas
Foto:Diego Vara, BD 09/12/2010
O Rio Grande do Sul deve colher um total de 27,4 milhões de toneladas de grãos, o que vai significar uma safra histórica para o Estado. Os dados, divulgados nesta quarta-feira  pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), consideram também as culturas de inverno, colhidas no fim do ano passado. Os números são 8% superior ao registrado no período anterior.
Para o arroz, a estimativa de crescimento da produção é de 20%, chegando a 8,8 milhões de toneladas. No milho, houve uma pequena redução de área, mas a produtividade recorde de quase 5 mil quilos por hectare deve garantir uma colheita de 5,4 milhões de toneladas. Já a soja, a previsão é de uma colheita de 10,6 milhões de toneladas.
Para o gerente de Desenvolvimento da Superintendência da Conab no Estado, Ernesto Irgang, os efeitos do La Niña não atingiram as principais regiões produtoras. Ele também salienta o uso de tecnologia pelos produtores e a antecipação de plantio.
— O produtor está utilizando sementes de alta tecnologia no milho e na soja. E no arroz, onde houve condições de plantio antecipado, concentrado no período de 15 de outubro e 15 de novembro. As condições de clima deram suporte a uma boa produção — avalia.
Segundo o dirigente da Conab, devido a esta antecipação, o próximo levantamento, que será divulgado em maio, deve trazer dados mais concretos sobre os números da safra gaúcha de grãos. No Brasil, a previsão é de recorde de 157,4 milhões de toneladas, o que representa aumento de 5,5% em relação à safra passada.