28 setembro 2012

Família optou pela doação de órgãos

Às 00h 10min saiu o primeiro vôo levando o coração, para
um  Hospital de Porto Alegre (Créditos: Jornal Noroeste)
No Dia Nacional de Doação de Órgãos, uma família de Santa Rosa deu um exemplo de solidariedade em um momento de tragédia. Os pais de um jovem, de 17 anos, aceitaram doar os órgãos do filho que sofreu um acidente, na madrugada desta segunda-feira(24), e que teve morte encefálica decretada nesta quarta-feira(26).

Após a família aceitar a doação, a equipe da CIHDOTT- Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, do Hospital Vida & Saúde, começou uma verdadeira corrida contra o tempo. Todos os exames foram realizados e encaminhados para a Central de Transplantes. Após constatar que poderiam ser doados fígado, rins e o coração, duas equipes vieram de Porto Alegre para realizar a retirada dos órgãos. Dois aviões foram deslocados para o município, por volta das 21h 30min. Chegando em Santa Rosa, a equipe do Vida & Saúde já aguardava no Bloco Cirúrgico para assessorar nos procedimentos.

Às 00h 10min saiu o primeiro vôo levando o coração, para um  Hospital de Porto Alegre, onde uma equipe já aguardava para realizar o transplante. Depois, o outro médico realizou a retirada dos rins e do fígado que foram transportados para a capital por volta da 01h. Segundo um dos cirurgiões da equipe de POA, Juliano Martini que realizou a retirada dos órgãos, o ato de grandiosidade da família foi fundamental para salvar vidas, “Infelizmente a gente tem pouca doação de órgãos de jovens, precisamos aumentar esse número de doações que são perdidas. Os jovens não esperam que isso aconteça e não expressam em vida a vontade de doar, é preciso que eles conversem em casa e falem que desejam ser doadores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário