Foto: Vilson Wilkler |
Porto Mauá, a 41km de Santa Rosa, comemora a regulamentação do porto alfandegado. Assim, está autorizada a importação e exportação de cargas na aduana que liga Brasil e Argentina. Até agora, o transporte de caminhões via balsa mais próximo era realizado em Porto Xavier.
O acordo de cooperação foi firmado entre a prefeitura de Porto Mauá Pisoni e a Superintendência da Receita Federal do Brasil, por meio do Superintendente Paulo Renato Silva da Paz.
Na sexta-feira, 9, durante cerimônia de abertura da 11ª EXPOMAUÁ ocorrerá o ato oficial de início das atividades aduaneiras de transporte internacional de cargas entre Porto Mauá (Brasil) e Alba Posse (Argentina).
Este é um período de aquecimento das exportações de produtos como cebola, alpiste e feijão que terão mais uma alternativa de travessia da fronteira. Com a entressafra argentina e o preço mais acessível no Brasil, atualmente o país exporta cebola neste período para a Argentina, ocorrendo o inverso do normal.
A liberação do transporte de cargas é um importante passo para a maior integração comercial entre os países do Mercosul e uma reivindicação antiga das autoridades regionais.