16 julho 2009

Temporão confirma que o vírus da nova gripe está circulando no país

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira que o vírus A (H1N1) já tem circulação livre no país. Até agora, os pacientes com a nova gripe tinham voltado de países com a doença ou tinham tido contato com essas pessoas.
A secretaria de Saúde de São Paulo confirmou nesta manhã — após estudo epidemiológico e da vida cotidiana da menina de 11 anos, de Osasco, que morreu no dia 30 de junho — o primeiro caso em que o paciente não teve nenhum contato com pessoas que viajaram para fora do país.
Essa informação coloca o Brasil como o oitavo país do mundo a ter transmissão sustentada da doença, depois de Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Grã-Bretanha.
— O Brasil se preparou com antecedência para o momento de hoje — disse reforçando que as estratégias necessárias para esta situação já foram tomadas há três semanas.
Temporão confirmou 11 mortes no país e sete no Rio Grande do Sul e reforçou que a rede de saúde está integrada para manter e reforçar as medidas de proteção contra a doença.
De acordo com boletim do Ministério da Saúde divulgado ontem, o país tem 1.175 casos notificados. O ministro reforçou que destes, a grande maioria já está curada ou em processo de recuperação.