Dois dos três casos de mortes com suspeitas de gripe A em Passo Fundo foram confirmados nesta tarde pelo secretário de Saúde do município, Alberi Grando. Com isso, o Estado contabiliza sete óbitos pela doença. No Brasil, são 11 vítimas. Às 17h, Osmar Terra, secretário de Saúde do Estado, dará uma entrevista coletiva.
No país, já são 11 mortes por causa da doença, sete no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira foram confirmadas duas mortes em Santa Maria, uma em Uruguaiana, uma em Osasco (SP) e uma no Rio de Janeiro.
O primeiro caso fatal da doença no país foi registrado em Passo Fundo, no dia 28 de junho. No dia 10 de julho, a Secretaria de Saúde de São Paulo anunciou a segunda morte pela nova gripe no Brasil, de uma menina de 11 anos, da cidade de Osasco, que morreu no dia 30 de junho.
Em 13 de julho, a secretaria estadual da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou o terceiro caso no país, de um menino de 9 anos que morava em Sapucaia do Sul e morreu no dia 5 de julho. No dia seguinte, SP anunciou a morte de um homem de 28 anos como a quarta morte pela gripe.
Foram confirmadas na tarde de quinta-feira as duas primeiras mortes por gripe A em Santa Maria. O Hospital Universitário (Husm) recebeu os exames confirmando o diagnóstico dos dois pacientes que estiveram internados no local. Um dos homem morreu no final de semana. O outro, um segurança de 24 anos, morreu na quarta-feira.
Mais duas pessoas estão internadas no hospital com suspeita de gripe A, em estado grave. A menina de 14 anos, de São Gabriel, o primeiro caso confirmado na Região Central, deve ter alta do Husm nos próximos dias.