12 julho 2013

Membros do MST ocupam fazenda em São Borja

Membros do MST invadem fazenda no RS
(Foto: Reprodução/ RBS TV)
Cerca de 300 integrantes do Movimento Sem Terra (MST) invadiram a Fazenda Palermo em São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (11). Os ocupantes chegaram pela manhã na propriedade em quatro ônibus, duas vans e outros veículos, vindos de Soledade.

Segundo a Brigada Militar, não houve registro de violência nem depredação durante a ocupação. A propriedade, localizada a cerca de 50 quilômetros do centro da cidade, é alvo constante de ocupação de trabalhadores rurais, acrescenta a polícia.

Os trabalhadores rurais dizem que não pretendem desocupar a fazenda enquanto suas reivindicações não forem atendidas. Entra elas estão os pontos do termo de compromisso firmando pelo governo do estado em 2011 e que não teriam sido cumpridos. O proprietário da fazenda disse que está tomando as providências com a Justiça para a retirada do grupo.

Os sem-terra pedem o assentamento de mil famílias até o final de 2012, assentamento imediato de 53 famílias na Fazenda Palermo, assentamento imediato de 45 famílias na Fazenda Santa Verônica, no município de Santa Margarida do Sul e a aquisição imediata de uma área para o assentamento de 100 famílias na metade Norte do estado.