O evento teve caráter internacional, pois havia palestrantes da Argentina, Brasil, Espanha e Estados Unidos |
De 27 a 30 de setembro, a professora do curso de Agronomia da SETREM, Ana Paula Cecatto, esteve em Buenos Aires, participando do XXXIV Congresso Argentino de Horticultura. O congresso abrange todas as linhas da horticultura como olericultura, fruticultura, ornamentais, aromáticas e medicinais.
O evento teve caráter internacional, pois havia palestrantes da Argentina, Brasil, Espanha e Estados Unidos. Enfatizaram as diferentes formas de incentivo ao consumo de hortaliças e frutos; a influência das mudanças climáticas globais na qualidade pós-colheita de frutos e hortaliças; as hortícolas como alimentos funcionais e nutracêuticos e a parte de processamento mínimo de frutas e hortaliças. “Observou-se que antes de se criar e desenvolver novas alternativas de cultivo é preciso ensinar o produtor rural a utilizar de forma correta as tecnologias já existentes, pois estas se bem aplicadas, poderão aumentar a renda do produtor e diversificar sua propriedade.”
A participação permitiu ainda troca de experiências com pesquisadores argentinos, abrindo portas para futuros projetos em parceria com entidades como Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA).