01 agosto 2009

Brasileiros procuram remédio contra nova gripe no Paraguai. Em Três de Maio jovem permanece internado na CTI-HSVP

Brasileiros estão procurando farmácias de Ciudad del Este, no Paraguai, para comprar remédios contra a nova gripe. O medicamento mais procurado é o tamiflu, que é vendido no Brasil apenas com receita médica.
No país, o uso do tamiflu é limitado a pacientes que apresentam sintomas e fator de risco, incluindo doenças prévias e quadro clínico grave. No Paraguai, porém, qualquer um pode ter acesso ao remédio, mesmo sem receita médica.
Segundo balconistas de farmácias paraguaias, dezenas de brasileiros procuram o medicamento todos os dias, pessoalmente ou por telefone. O preço também acompanha a demanda, que está em alta. Nesta semana, uma caixa de tamiflu custava em média R$ 98 no Paraguai. Na semana que vem, já anunciou o balconista, o valor passará para R$ 134.
A Gripe A em Três de Maio, já chegou a contabilizar 11 internações, mas as informações do momento dão conta de que o número diminui durante a semana fechando com cinco internações. No caso do jovem técnico agricola Inácio Dalla Rosa, 25 anos, natural de ijui, é o mais grave caso de Gripe A(H1N1) registrado na região. Internado na CTI do Hospital São Vicente de Paulo em Três de Maio desde a terça-feira (28), o rapaz, que vive em Santa Rosa, estava em Três de Maio visitando a namorada quando foi interando após sentir os sintomas ainda no domingo, tendo procurado atendimento médico na segunda-feira (27).
Nesta semana, também, uma menina de oito anos chegou a ser internada na CTI do HSVP, mas já teve alta.
Foto: Marcos Roberto.