O presidente da Câmara de Vereadores de Triunfo, Fábio Wrasse (PDT) pediu licença do cargo na tarde desta segunda-feira, após o discurso do vereador Juvandir Leotte Pinheiro (PP), que solicitou o afastamento de Wrasse em nome da bancada de três partidos PP, PPS e PSDB. O cargo foi repassado para o vice, João Batista dos Reis Cunha (PDT).
Durante a sessão, mais de 200 pessoas protestaram na Câmara de Vereadores de Triunfo. Os manifestantes estavam com nariz de palhaço depois de os políticos da cidade terem sido flagrados em cursos de fachada para regiões turísticas.
Triunfo está sendo o principal alvo na apuração por ter o maior número de servidores matriculados nos cursos e por ser a câmara que mais gastou com diárias em 2009, no Rio Grande do Sul.
A União de Vereadores do Estado quer se reunir com autoridades para pedir uma fiscalização mais rígida aos políticos. O presidente Antônio Inácio Baccarin afirma que vereadores que participam de qualquer fraude devem ser penalizados até com a cassação dos mandatos.O Tribunal de Contas do Estado já solicitou uma auditoria no legislativo e mandou limitar a concessão de diárias. A polícia também apura a responsabilidade das empresas que realizaram os cursos que não eram frequentados pelos vereadores inscritos.