Lançado Concurso Regional de Pratos Derivados de Soja |
A 19ª Feira Nacional da Soja - Fenasoja 2012 lançou na manhã desta sexta-feira, o Concurso Regional de Pratos Derivados de Soja. O concurso irá escolher os melhores pratos a base de soja produzidos na região Noroeste do Estado.
O evento de lançamento ocorreu no Centro Administrativo do Parque de Exposições de Santa Rosa. Participaram do lançamento o Presidente da 19ª Fenasoja, Elemar Antônio Lenz, o prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, o Coordenador Geral da Fenasoja, Cleo Antônio Rockembach, o Presidente da Comissão de Soja e Derivados da 19ª Fenasoja, Jorge João Lunardi, o Gerente Regional da Emater/RS-Ascar, Amauri da Silva Coracini, e a Gerente Regional Adjunta, Neida Teresinha Frohlich, além de extensionistas dos 45 municípios da Emater/RS-Ascar Regional Santa Rosa. O Concurso é uma promoção da 19ª Fenasoja e Emater.
Lunardi explica que podem participar do concurso apenas agricultores da região Noroeste, dos 45 municípios de abrangência da Emater. As inscrições já podem ser feitas nos escritórios municipais da Emater, e os agricultores poderão concorrer à duas categorias: prato doce e prato salgado.
No mês de setembro começa a fase municipal. Cada município irá escolher um prato de cada categoria, para a fase regional. Estas atividades seguem até o dia 19 de março de 2012. A fase regional ocorrerá durante a 19ª Fenasoja, em maio de 2012, onde um grupo de jurados irá eleger os pratos vencedores. Os critérios para a escolha dos pratos vencedores a nível municipal e regional serão baseados em aparência, sabor, aroma, ingredientes e criatividade. As receitas vencedoras na fase municipal irão compor um livro de receitas do concurso.
Os presidentes da Fenasoja e da Emater, e o prefeito Orlando Desconsi assinaram o regulamento e parceria do Concurso. No evento também ocorreu uma capacitação em alimentos funcionais. A capacitação integrou palestras com nutricionistas e pesquisadores da Embrapa, apresentações de experiências do uso da soja na alimentação escolar, e cultivo de soja verde e variedades especiais de soja. Paralelo ao concurso a Emater, junto de cooperativas da região, fará um trabalho educativo junto a milhares de agricultoras em mais de 500 comunidades rurais, a fim de incentivar o uso de soja na alimentação humana.