16 novembro 2010

Granizo causa estragos em pelo menos seis municípios

Confirmados estragos pelo granizo
em pelo menos seis municípios 
Pelo menos seis municípios gaúchos registraram estragos devido à chuva de granizo que atingiu o Rio Grande do Sul na tarde desta segunda-feira. De acordo com a Defesa Civil do Estado, houve danos em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra; em Panambi, no Nordeste; em Floriano Peixoto, no Alto Uruguai; e em Passo Fundo, no Norte. A reportagem da Rádio Guaíba ainda apurou com os bombeiros estragos em São Francisco de Paula e em São Marcos, ambos na Serra. 
Ocorreu chuva de granizo sem estragos, segundo relato dos bombeiros, em Getúlio Vargas, no Alto Uruguai; em Palmeira das Missões, na região das MIssões; em Canela, na Serra; e em Santa Cecília do Sul, no Norte. A MetSul Meteorologia ainda recebeu relato de granizo em Marau, no Planalto Médio; em Carazinho, no Alto do Jacuí; em Nova Prata, no Nordeste; em Taquara, Rolante e Igrejinha; no Vale do Rio dos Sinos; em Gramado, Caxias do Sul e Nova Petrópolis, na Serra; e em Tapejara, no Norte. Ao todo, 20 municípios tiveram registro de chuva de granizo no Estado. A MetSul adverte para a possibilidade de altos volumes de chuva nas próximas horas no Sudeste gaúcho, na região entre Bagé, Chuí, Pelotas e Rio Grande.
O secretário-executivo da Defesa Civil de Vacaria, Vanderlei Maciel, contabilizava, até as 19h, danos nos telhados de mais de 100 residências. Conforme Maciel, pelo menos 30 pessoas ficaram desalojadas. O prefeito, Elói Poltronieri, deve encaminhar nesta terça um decreto de situação de emergência à Defesa Civil do Estado. A camada de granizo que se acumulou na cidade, por volta das 14h, ainda era de 20 centímetros, no início da noite. 
Os bairros Cohab, Santa Cruz, Porfíneo, Vila Municipal, Km 4 e Km 5 foram as áreas mais atingidas, conforme Poltronieri. Nesta região vivem cerca de oito mil pessoas. A MetSul informou que foram 35mm de chuva, o que minimizou em parte a estiagem na região.
O prefeito de Floriano Peixoto, no Alto Uruguai, disse que há relatos de acúmulo de até 60cm de granizo em localidades do interior do município. Vilson Babicz contou que as lavouras foram totalmente destruídas. Quatro horas depois da chuva, ainda há 40cm gelo acumulado, relatou. Babicz antecipou estar concluindo o levantamento de estragos para encaminhar à Defesa Civil do Estado o decreto de emergência. 
Em Panambi, no Nordeste, o vento forte deixou 20 residências parcialmente destelhadas, de acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade. A ventania desta tarde também derrubou galhos de árvores sobre moradias causando prejuízos às estruturas. Conforme os Bombeiros, não há registro de pessoas fora de casa devido ao mau tempo. Choveu granizo no município, mas sem causar danos.
Em Passo Fundo, no Norte, houve registro de chuva de granizo, principalmente, em áreas rurais no interior do município.
Em São Francisco de Paula, na Serra, o prefeito Décio Colla relatou granizo de 20 a 30 cm e estragos, sobretudo, na área rural do município. O prejuízo ainda está sendo contabilizado. Segundo ele, as localidades mais atingidas foram as de Décio Ramos e Apanhador, onde o telhado de um posto de combustíveis veio abaixo com o peso do granizo acumulado. Um trecho da Rota do Sol chegou a ser interrompido em função do granizo.
Em São Marcos, na Serra, o Corpo de Bombeiros já registrou 40 moradias com telhas quebradas pelas pedras. A corporação ainda não tem o número preciso de atingidos.