24 fevereiro 2012

Defesa Civil auxilia casal que teve residência danificada pela chuva

O casal, que reside há quase três anos na propriedade não 
teria condições de reconstruir a casa/ Foto: Ramone Pacheco
Na última quarta-feira, dia 22, o coordenador da Defesa Civil de Três de Maio, Valdir Ortiz, acompanhado do secretário da entidade, Sidirlei Lemos Nascimento, visitaram a residência de Rodrigo Gresele e Marciele Zirbes, na localidade de Caúna Baixa, que foi vítima de um vendaval no dia 17.
Segundo Ortiz, que analisou os estragos, o vendaval acabou destelhando a casa, o que provocou o isolamento da família para uma peça da residência em que a chuva não danificou o forro, pois no restante da casa ainda haviam goteiras.
Conforme Marcieli, ela e o esposo estavam dentro da casa quando por volta das 18 horas iniciou a chuva e a ventania, que acabou destelhando a casa e o galpão. “Nós ficamos com medo, pois ouvimos um barulho muito forte e em seguida o telhado começou a voar e a chuva a entrar dentro da casa”, destaca.
Imediatamente, Rodrigo buscou a lona que estava cobrindo a silagem e a utilizou para impedir a chuva de entrar dentro da casa, que até então, já havia molhado um dos quartos e a sala. “Acabamos montando um acampamento dentro de casa, para que mais móveis e eletrodomésticos não fossem danificados com a chuva”, pondera.
O casal, que reside há quase três anos na propriedade, e possuí sua renda praticamente da pecuária leiteira, não teria condições para adquirir o material para reposição do telhado, que seria composto de 36 telhas de amianto e mais 12 cunheiras de amianto.
Para resolver a situação do casal de forma rápida, Ortiz e Sidirlei se dirigiram para a Rádio Cidade Canção para lançar uma campanha para a arrecadação desse material, para que empresários e comunidade auxiliassem o casal.
Em menos de 24 horas todo o material foi adquirido com o auxílio de: Amara  Lúcia Werle, Adair Antônio Zimmermann Pissini, Magnos Rogério Kramer, Márcio Tiecher Zimmermann, Darcilo Possel e Márcio André Villes, e, na tarde de ontem, 23, Ortiz e Sidirlei foram realizar a entrega do material.
Com um sorriso na porta, o casal veio receber o caminhão e os integrantes da Defesa Civil, e enquanto Rodrigo auxiliava a descarregar os itens do novo telhado, Marcieli expressou sua gratidão. “Gostaria de agradecer à todos que doaram o material e a Prefeitura Municipal, que se não fosse por esta ajuda, não iríamos conseguir repor o telhado tão rápido, pois não teríamos condições de comprar tudo”, desabafa.
Rodrigo destaca que já está organizando um mutirão com vizinhos e familiares, para trocar o telhado no fim de semana, para que possam desmontar o acampamento de dentro de casa. “Só temos a agradecer à equipe da Defesa Civil e à comunidade, pois com a solidariedade de todos, nossa casa vai voltar a ser como era antes”, assevera.
Para Ortiz, essa resposta imediata da comunidade foi muito gratificante, e o coordenador ainda destaca que como a Defesa Civil foi instituída há menos de um mês, ainda não possuí um fundo próprio para situações de emergência, e para fazer frente à situações semelhantes como a do casal de Caúna Baixa, a entidade está aceitando a doação de lona, telhas e material de construção.