09 novembro 2011

Drª. Katiane Chiapinotto da dica sobre o que é ronco e apnéia e como tratar

A Drª. Katiane está ao seu dispor, ligue e
marque dua hora, 55 3535-3430
A cirurgiâ dentista Drª. Katiane Chiapinotto, apresenta um importante tema que faz parte de uma boa saúde bucal.
O QUE É RONCO E APNEIA E COMO TRATAR
A APNÉIA  obstrutiva é a interrupção   temporária da passagem de ar ao nível da garganta enquanto dormimos. A apnéia noturna pode se repetir várias vezes durante a noite sem que a pessoa perceba durando vários  segundos.
RONCO é um distúrbio do sono, assim como a apnéia. Durante o sono o tônus muscular do pescoço e faringe decresce. Isso causa um estreitamento do espaço faríngeo e o volume de ar necessário precisa ser inspirado a uma velocidade maior, ocorrendo a vibração dos tecidos moles como palato, úvula, língua...
COMO SE DIAGNOSTICA?
Observando  o sono.  Se  identificam  as características dos distúrbios  que são ruídos altos e os ‘despertares’ recorrentes causados pela apnéia que possuem aspectos de falta de ar. Essa observação pode ser feita  pelos familiares ou por quem dorme nas proximidades. Existe também o diagnostico medico que conta com o exame de polissonografia, que é a monitoração do sono por equipamentos eletrônicos. O exame pode ser feito por um dentista ou medico, ambos com especialização na área.
QUAIS OS PROBLEMAS CAUSADOS PELO RONCO E APNEIA?
A apnéia diminui a qualidade de vida e a produtividade da pessoa durante o dia.
Os problemas pode ser divididos em:
Individuais: dor de cabeça ao acordar, problemas de memória, irritabilidade, ansiedade, dificuldades de concentração, sonolência diurna, depressão.
Familiares: incômodo geral, desagregação familiar, podendo chegar à separação do casal.
Social: constrangimento ao dormir com pessoas do seu trabalho
QUAL O TRATAMENTO PARA ISSO?
Possui vários tratamentos e, atualmente está disponível o uso de aparelhos intra-orais. Os dispositivos intra- orais apresentam a melhor relação custo/beneficio devido ao alto índice de sucesso e por não apresentar seqüelas. Eles são individuais e confeccionados por dentistas com conhecimento na área. Seu uso somente é indicado na hora de dormir.  Esses aparelhos fazem posicionar a mandíbula mais pra frente  possibilitando a  passagem do ar pela garganta.
 Existem algumas limitações que precisam ser avaliadas, muitas vezes com o auxilio do medico do sono e da polissonografia.
POR QUE É PRECISO FAZER A POLISSONOGRAFIA E O QUE É ESSE EXAME?
 A polissonografia é feita na clinica do sono, onde o paciente dorme uma noite e é monitorado em vários aspectos do seu sono, contrações musculares, problemas respiratórios e cardíacos. Faz-se uma antes do tratamento  e uma depois para comparar os resultados.
POR QUE PRECISAMOS NOS PREOCUPAR COM  A APNÉIA?
Porque ela afeta vários órgãos do nosso corpo, principalmente o coração, onde aumenta a possibilidade de desenvolver arritmias, hipertensão, infarto e derrame cerebral.
COMO DEVO PROCEDER PARA FAZER O APARELHO?
Primeiro fazer uma avaliação com o dentista, onde vai verificar as condições para colocação do aparelho, se é necessário fazer alguns exames complementares como a polissonografia, radiografias ou exames com o medico do sono ou otorrinolaringologista ou pneumologista ou neurologista.

A Drª. Katiane Chiapinotto é cirurgiã dentista, formada pela Universidad Nacional de La Plata – Buenos Aires e especializada em Prótese Dentária pelo CEOM-Uningá, Passo Fundo. Atua também em clínica geral em Três de Maio na Rua Tereza Verzeri, 950, sala 103. - telefone 55 3535-3430.