Durante a semana passada cerca mil estudantes da SETREM, além de coordenadores, professores e funcionários, estiveram envolvidos na grande festa chamada Jogos de Integração Acadêmica (JOIA), tradicionalmente realizado no início do ano letivo.
O Campus tornou-se palco de esplêndidas competições entre os oito cursos de graduação e o grupo representante dos técnicos noturnos. Todos disputavam o ranking geral do evento, obtido por soma de pontos. Para tal, participaram de sete modalidades esportivas (Futsal, Truco, Canastra, Volei Misto, Xadrez, Jogos em Rede e Ping Pong) e empenharam-se para o título de ‘Melhor Torcida’ e representação no divertido ‘Miss JOIA’. O que se viu foi integração, diversão, união e espírito de equipe.
Quem participou pela primeira vez ficou surpreso com a grandiosidade do evento. Andrieli Pereira, 18 anos, estudante do 1º Semestre de Enfermagem, resumiu a experiência na palavra ‘oportunidade’. Moradora da cidade de Alegria conhecia poucas pessoas na faculdade. “Os jogos ampliaram meu circulo de amizades. Permitiu conhecer melhor os colegas, os veteranos e os professores”, conta.
Assim, também ocorreu com Paulo André Kochem, 22 anos, acadêmico de Administração. Três anos atrás, quando ingressou no curso, sentia-se perdido, mas bastou o participar dos jogos para tudo mudar. “As amizades e parcerias feitas nestes dias, permanecem durante todo o ano. Há conversas no bar e encontros pelos corredores. Fica um grande sentimento de equipe.”
O evento é promovido pelo Diretório Acadêmico Central da Faculdade Três de Maio (DACAF), atualmente encabeçado por Douglas Elias Kunz. O jovem que é ex-seminarista e tem apenas 20 anos, mostrou-se um líder nato ao envolver-se na organização da competição. Como um bom administrador (é acadêmico do 7º semestre de Administração) apresentou responsabilidade e competência para gerir o evento que tem grandes proporções. ”Foi uma grande experiência e o sucesso é de toda a equipe. Todos colaboraram fazendo a sua parte.”
Prova da sintonia do grupo foi à elaboração de um planejamento, que iniciou ainda no período de férias. Queriam estar preparados, principalmente, para adversidades e problemas que poderiam ocorrer durante os jogos. “Criamos um colegiado com representantes de todos os cursos envolvidos. Estes sem dúvida fizeram a diferença, resolveram muitas das questões, na hora”.
Contudo, o grande vencedor em 2010, foi o curso de Agronomia, que somou 93,97 pontos. O vice-campeão foi Sistemas de Informação, seguido de Engenharia de Produção Agroindustrial, Administração, Pedagogia, Enfermagem, Curso Técnicos, Tecnologia em Rede de Computadores e Psicologia. O evento encerrou na sexta-feira, dia 26, com grande comemoração, animada pelas Bandas Mrs. Mouse e Ana Destilada, além de Dj.