Recentemente as comunidades escolares das Escolas Estaduais Frederico Lenz de Manchinha e Beno Meurer de Caúna, comunidade que pertencem ao distrito, foram comunicadas sobre a possibilidade de serem fechadas as duas escolas apartir de 2010. A professora Dalva Lenz de Souza, diretora da Escola Frederico Lenz, mobilizou a comunidade escolar de Manchinha e Caúna, para tentar impedir que isso aconteça.
As lideranças das duas comunidades, procuraram o ver. Alexandre Classmann, o qual fez contatos com seus colegas, e através do Presidente da Câmara de Vereadores de Três de Maio, ver. Gilson Grando, foi marcada uma reunião de mobilização no Plenarinho da Câmara de Vereadores, na noite desta segunda-feira (14). Todos os vereadores três-maienses, se manifestaram contrários ao fechamento das escolas, e prometeram mobilização para impedir que isso aconteça.
Marcus César Serafini Walczak, Coordenador Adjunto da 17ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Santa Rosa, em entrevista a Rádio Colonial AM na manhã desta segunda-feira, disse que o assunto terá uma definição após uma reunião que ocorrerá ainda esta semana com o prefeito Olivio Casali de Três de Maio.
A Escola Frederico Lenz de Manchinha, é um patrimônio da comunidade, ela foi fundada a 72 anos.