17 novembro 2010

Classmann representa produtores de tabaco no Uruguai

Classmann e autoridades no evento
O líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann, participa desde o último domingo em Punta del Este, no Uruguai, da Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No encontro, que conta com a participação de diversos parlamentares, foram abordadas as questões do setor fumageiro com produtores e representantes de todo o mundo. O papel dos deputados gaúchos foi em defesa do setor na produção do fumo Burley.
De acordo com o levantamento da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) no Sul do Brasil quase 50 mil famílias estão envolvidas no plantio do fumo Burley. O trabalho abrange mais de 226 mil pessoas que produzem 95 mil toneladas de tabaco. A renda dos produtores aproxima-se de R$ 550 milhões.
A proposta da OMS quer estabelecer restrições a essa produção, o que, segundo o parlamentar, será altamente prejudicial à agricultura familiar porque pode acarretar comprometimento da renda das milhares de pessoas que dependem da atividade. Classmann salienta também a necessidade de se chegar a um acordo com relação a produção para que isso não prejudique a economia do Estado e a situação das famílias que trabalham no setor.
As políticas internacionais sobre a produção de fumo também estão sendo discutidas no evento que prossegue até o dia 20 de novembro no litoral uruguaio.