29 março 2012

Serviço Bucomaxilofacial do Hospital São Vicente de Paulo será estendido a nível regional

   Dr. Moacir Portolan / Foto: Alexandre HSVP
A área de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial existe desde a segunda guerra mundial, onde se precisava, diante dos soldados mutilados, profissionais para reabilitá-los (perda de olhos, partes da face, amputação nariz, perda de uma mão). Como a área de odontologia é que trabalhava com reabilitação oral (com próteses e dentaduras), foi criada uma especialidade para suprir essa necessidade. Criou-se então, a especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, que trata de cirurgias de fraturas dos ossos da face e fraturas envolvendo dentes, cistos e tumores da boca e face, doenças de glândulas salivares, cirurgia de deformidades faciais (deformidades dos maxilares, incluindo fenda palatina, lábio leporino), cirurgia da articulação temporomandibular, cirurgia bucal.
Este importante serviço vem sendo prestado em Três de Maio, no Hospital São Vicente de Paulo há mais de 10 anos, pelo Dr. Moacir Portolan. Como a necessidade regional de serviços nesta área é bastante intensa o HSVP serviu de referência microrregional para este atendimento. Dentro de uma perspectiva de crescimento, o HSVP juntamente com o Dr. Portolan, conseguiu nesse tempo, projetar o que seria atender uma região maior. Pois existem todas as condições técnicas e estruturais para isso, sendo inevitável o crescimento da área e de outras, junto ao Hospital São Vicente de Paulo, que já é referência em várias especialidades. Conforme o Dr. Moacir Portolan, “a excelência no atendimento, exige uma constante reavaliação e permanentes investimentos. Em suma, estamos preparados para atender toda demanda que há nessa área”.
Em face desse crescimento na segunda-feira, dia 19 de março, na sede da 14ª Coordenadoria regional de Saúde de Santa Rosa, e contando com a participação de todos os secretários que fazem parte da região de abrangência, uma apresentação da especialidade em cirurgias bucomaxilofacial. O serviço que faz parte do planejamento de implantação a nível regional após o credenciamento e contratação pela Secretaria Estadual de Saúde e foi apresentado pelo gerente de Atendimento ao Cliente Gelson Luis Schneider, pelo Coordenador do Centro de Especialidades Alexandre de Moura e pelo Dr. Moacir Portolan Cirurgião Bucomaxilofacial responsável técnico pelo serviço.
Com referência ao serviço efetuado atualmente, 90% dos pacientes particulares são de outras cidades. Seja para cirurgia oral (implantes dentários, enxertos, cirurgia de dentes inclusos) ou facial (deformidades faciais, fraturas), a especialidade de cirurgia bucomaxilofacial também está à disposição de pacientes conveniados e usuários do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário